PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de janeiro de 2019

QUANDO DEUS NÃO RESPONDE

ANO LXXVI - Domingo, 13 de janeiro de 2019 - Nº 3820

QUANDO DEUS NÃO RESPONDE

Existem períodos em nossas vidas que sentimos Deus distante de nós ou nós dEle, como se não tivéssemos qualquer importância, ou ainda, como se Ele tivesse nos esquecido. Você já se sentiu assim? Oramos e Deus não responde. Lemos a Bíblia, mas Ele não fala conosco. Buscamos, mas parece que Ele está imparcial, em silêncio.

É provável que você já tenha sido o grande o amor de alguém, talvez já tenha até sido alvo do ódio de outra pessoa, mas você já foi vítima da indiferença?

Algumas vezes parece que Deus age dessa maneira conosco, nos desamparando, ou pelo menos é isso que sentimos. É relativamente fácil adorar a Deus quando as coisas vão bem, contudo é muito difícil adorá-lo quando percebemos que estamos sendo alvo do seu silêncio.

O Salmo 22 registra a seguinte oração em seus dois primeiros versos: “1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido? 2 Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego.” Essa foi a oração do Rei Davi a Deus, num momento em que ele se sente ignorado pelo Senhor. Tais palavras são repetidas na crucificação. Esse grito saiu da boca de Jesus quando o seu sangue vertia na cruz. Por que Deus não o acudiu em Seu desespero? Deus se calou? Como louvar a Deus quando não compreendemos o que está acontecendo em nossas vidas e Ele está em silêncio? Como manter a comunhão quando Deus parece indiferente?

Expressar os sentimentos diante de Deus é um caminho saudável para a comunhão. É comum que as pessoas tenham medo de revelar seus verdadeiros sentimentos diante de Deus, contudo, isto não é justificável e nem aceitável, uma vez que Deus sabe o que sentimos e, se resolvemos falar algo diferente daquilo que sentimos como objetivo de impressioná-Lo, estamos mentindo. Se você tem essa dificuldade, lembre-se que a sinceridade é fruto de intimidade e liberdade e isso não se conquista rapidamente.

Outra orientação é ter consciência de quem Deus é. O verso 3, do mesmo salmo, diz que Ele é Santo, então independente das circunstâncias em que vivemos, precisamos nos apegar ao caráter imutável de Deus. Nossos sentimentos são volúveis, Deus não é.

Lembre-se do que Deus já fez, o verso 4 diz que “Nossos pais confiaram em Ti,... e os livraste” , olhar para os feitos de Deus no passado nos dá segurança para o amanhã, mesmo em silêncio, aquilo que Deus fez pode ser a voz que precisamos hoje para seguir adiante. Isso é confiança, isso é esperança, isso é perseverança diante do silêncio de Deus.

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.