PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de janeiro de 2019

EM QUE DIREÇÃO VOCÊ QUER ANDAR EM 2019?

ANO LXXVI - Domingo, 06 de janeiro de 2019 - Nº 3819

Em que direção você quer andar em 2019?

Estamos começando um novo ano e juntamente com ele um novo momento na história do país e também da IPVM. Momentos assim nos inundam de sentimentos, alguns fortes que nos impulsionam numa onda de otimismo quase inabalável, outros mais tímidos, quase depressivos, pelo sentimento da perda e do desconhecido. Nós somos assim, vivemos os altos e baixos emocionais, indicando como um eletrocardiograma que estamos vivos e seguindo.

Contudo, no início deste ano eu pergunto novamente, em que direção você quer andar em 2019? Pode ser uma pergunta um pouco ilógica, uma vez que caminhamos sempre pra frente, mas à luz da escritura existem duas direções que podemos caminhar durante este ano e também ao longo de toda uma vida.

O livro do Profeta Jeremias diz assim no capítulo 7, verso 24 “Mas não deram ouvidos, em atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante.”

Nestes dois sentidos que podemos caminhar, identificamos as causas que nos levam em cada uma dessas direções. Se você seguir os seus próprios conselhos, ou seja, ser autônomo, ser o autor de suas próprias leis, definir em si mesmo aquilo que é bom ou mal, certo ou errado, você acaba de constituir-se o próprio deus. Como se isso fosse insuficiente, ainda temos, além da razão por estabelecer os conselhos, o coração, que é a fonte das emoções, sendo classificado como duro e mal. Viver dessa maneira, dono da razão, sustentado por sentimentos malignos e irredutíveis, faz com que você caminhe numa única direção, para trás, um retrocesso de vida, que arrasta com você as pessoas ao seu redor.

Ao contrário desse caminho, a Bíblia nos orienta que ouvir ao Senhor e atender aos Seus conselhos, nos move em direção oposta a anterior. É importante salientar que as duas orientações não são excludentes, mas inclusivas. Eu devo não somente ouvir ao Senhor, ou seja, escutar aquilo que Ele tem para me dizer por meio da Sua Palavra, mas preciso também atender, que é um movimento em resposta ao ouvir. Atender significa fazer com que os conselhos que foram ditos encontrem espaço para serem vivenciados e praticados no meu dia a dia.

Diante disso, por Sua graça, convido você a caminharmos juntos nos conselhos preciosos de Jesus, sabendo que, por meio do seu Espírito, Ele faz com que a Sua Igreja seja viva, alegre, bíblica, terapêutica, andando pra frente, na carreira que nos foi proposta, para a glória do Seu nome.

Pr. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.