PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de setembro de 2018

SORTILÉGIOS BRASILEIROS

ANO LXXVI - Domingo, 23 de setembro de 2018 - Nº 3804

SORTILÉGIOS BRASILEIROS

A palavra “sortilégio” tem significado amplo podendo ir desde a magia, feitiçaria, encantamento, até sedução e fascínio, incluindo a ideia de algo que envolve a pessoa de tal modo que se torne “tomada ou possuída” de forma quase (ou mesmo) irresistível. Assim, pode-se referir aos sortilégios da feiticeira tanto no sentido de seus dotes de beleza quanto ao seu envolvimento com a magia.

Tomarei, neste texto, a palavra em seu sentido de sedução, ou capacidade de atrair e levar ao envolvimento sem medir consequências, ou desconhecendo as fronteiras da ética e da moral. No Brasil os sortilégios são muitos, mas o que mais nos tem chamado a atenção é o da corrupção envolvendo dinheiro e poder.

Em reportagem no último domingo sobre benefício do Governo para pessoas pobres, cuja renda familiar não ultrapasse a R$400,00, vimos alguns exemplos do sortilégio do dinheiro na vida de brasileiros. Este benefício concedido pelo Estado tem sido desviado por pessoas inescrupulosas, gerando prejuízo que alcança a casa dos bilhões no último ano. O valor a ser pago é de R$945,00 para uma família, com declaração de pobreza e demonstração da necessidade. No entanto, pessoas com apartamento no Leblon (sócio de shopping), casa em condomínio de luxo no litoral baiano, apartamento em Gramado (comprando outro imóvel por um milhão e meio de reais), moradora de condomínio de classe média em Miami (EUA); pessoas totalmente fora do perfil de direito ao recebimento do benefício, além de despachantes e funcionários do INSS (órgão responsável por tal pagamento), todos envolvidos. Quando entrevistadas nenhuma delas se constrangeu por tal fato, vendo como normal e justo. Recusando-se a sequer cogitar devolver a quantia recebida indevidamente, declarando que não devolve a corruptos (o que eles são?), ou alegando não ter condição econômica para devolver o que receberam. Trata-se do sortilégio do dinheiro, da sedução da riqueza, da avareza que é idolatria.

Oh miséria, oh desgraça, oh desdita. Esse não pode ser o País que queremos para nós, nossos filhos e descendentes. Que vergonha ao ouvir isso de pessoas instruídas (problema não é educação é caráter), pessoas ricas (problema não é pobreza é caráter) e pessoas com alto padrão de vida (problema não é falta de infraestrutura é falta de vergonha na cara). Pense se suas atitudes também não corroboram para a multiplicação da corrupção, falcatrua e canalhice em nosso País.

Que nossa sedução seja pelo Reino de Deus e seus valores, com compromisso de manifestar, a cada dia e em todos os meios e lugares, nosso caráter renascido em Cristo como novas criaturas para o louvor de Sua glória.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.