PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de setembro de 2018

DESCASO

ANO LXXVI - Domingo, 09 de setembro de 2018 - Nº 3802

DESCASO

No último domingo vimos, com pesar, o incêndio de enormes proporções consumir grande parte do Museu Nacional no Rio de janeiro com seu acervo histórico, científico, etnográfico e sociológico. Uma perda considerável inestimável e irreparável devido à impossibilidade de se recompor ou reconstituir o que se perdeu em termos de fósseis, documentos, papéis, móveis, fotografias e outros objetos, além da própria estrutura do prédio. Felizmente não houve perda de vidas.

Alguns pontos nos chamam a atenção neste episódio lamentável e triste. Os bombeiros responderam imediatamente ao chamado, mas havia falta de água, gerando um atraso no combate em meia hora, representando uma perda imensa por causa de tal demora. Começava a mazela relativa à situação geradora de tão grandioso e vultoso prejuízo ao País. Não havia sistema adequado para combate a incêndio instalado no prédio. Não havia aspersores instalados que pudessem evitar a propagação do incêndio, repetindo o que vimos no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. As verbas votadas e destinadas à manutenção básica, não foram repassadas. Não seria possível fazê-lo, pois até os salários dos servidores públicos no Rio de Janeiro estavam (e estão atrasados), com famílias inteiras sem receber e vivendo de favores, e isso pelo fato de governantes (Cabral, familiares, asseclas e outros) haverem “quebrado” o Estado do Rio, assaltando vergonhosa e flagrantemente os cofres públicos, embora a ex-primeira dama esteja agora, podendo andar livre pelas ruas da cidade, a qual ela e seu marido ajudaram arruinar com sua volúpia por joias, dinheiro, ostentação e poder.

Esse é o quadro em muitos ambientes de nosso País: descaso. Vejam as estradas em péssimas condições (ou quase nenhuma) de tráfego; obras paradas (ferrovias, pontes, viadutos, edifícios) levando à dilapidação do dinheiro público; hospitais de assistência pública entregues ao abandono; escolas sem estrutura mínima de funcionamento, entre outras tantas mazelas expostas e escancaradas a mostrar a ineficiência e a desídia de políticos e agentes públicos de nosso Brasil. Esse descaso é algo que nos afeta e nos revolta. Nesta semana da Pátria é triste continuarmos a ver tais desgraças que se perpetuam por décadas e décadas em nossa Terra. Até quando?

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.