PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de julho de 2018

PAÍS DO FUTEBOL!?

ANO LXXVI - Domingo, 15 de julho de 2018 - Nº 3794

PAÍS DO FUTEBOL!?

O Brasil é conhecido (?) como o país do futebol. De fato, este esporte é uma paixão efervescente em nosso meio. Em quase todo lugar vemos um “campinho”, uma quadra ou um estádio. Bolas de borracha, de meia, de couro de vários tipos. Não há nada de errado com isso. Países como a Holanda, Suécia, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, França (entre outros), também possuem uma considerável paixão pelo futebol e o praticam.

Qual a diferença entre eles e nós? Aí está nosso grande problema. Somos, também, o país da violência, do desemprego, do nepotismo, da “desgovernança”, da corrupção, da política sórdida, da injustiça social e jurídica, da falta de infraestrutura, do pouco saneamento básico, da desassistência à saúde pública, da desvalorização da educação com qualidade e da escola-professor, da propina, da sonegação, da impunidade, dos favorecimentos aos meus correligionários à base da improbidade, da cupidez incontrolável dos mandatários e políticos, e de tantas outras mazelas morais das quais estamos empanturrados neste imenso pais do futebol (e pode-se adicionar do carnaval).

Preferiria ser o país da educação, do saneamento básico, do elevado IDH (índice de desenvolvimento humano) e neste campo tão somente empatar (não precisava ganhar) com Islândia, Dinamarca ou Suécia. Gostaria de ser, na verdade, o país da integridade e justiça com punição aos corruptos, empatando com o Japão e Coréia do Sul. Vibraria por ser o país da justiça social, da baixa incidência de violência contra a pessoa e o patrimônio, mais uma vez só empatando com a Suíça, Finlândia, Holanda e Alemanha (para não citar outros).

Mas, parece que iremos continuar sendo, por muitos e muitos anos ainda (e já nem estamos sendo mais tanto assim, é só ver o nível de nosso futebol) o país do futebol, onde o desemprego continua aumentando, a corrupção floresce, a impunidade desafia a moral e o pudor, o desrespeito à pessoa se avoluma, os arranjos à sorrelfa (na calada da noite nos ‘tribunais superiores’) vão sendo processados por políticos de duvidáveis intenções junto a integrantes do judiciário que nunca foram, de fato, provados (aprovados) para ocupação de tal cargo e função. Mas, que importa? Continuamos, afinal de contas, na doce e melíflua ilusão de que somos “o país do futebol”. Ano de eleições gerais. Acordemos. Que Deus tenha de nós misericórdia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.