PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de julho de 2018

OUVIR O CONSELHO DE DEUS

ANO LXXVI - Domingo, 08 de julho de 2018 - Nº 3793

OUVIR O CONSELHO DE DEUS

“... e não pediram conselho ao Senhor.” (Josué 9:14)

O povo hebreu havia saído do Egito sob a liderança humana de Moisés. Este morrera às portas da entrada em Canaã e Josué estava, agora, à frente do povo para conduzi-lo na conquista da “Terra prometida”. Não seria fácil, pois muitas batalhas seriam travadas e muita luta se faria necessário. Uma das determinações do Senhor Deus era de não fazerem acordo com os povos ali existentes e, tampouco, se aliassem às cidades que deveriam ser conquistadas. Simples. No entanto, alguns homens da cidade de Gibeom armaram um estratagema e iludiram a liderança dos hebreus, que “não pediu conselho ao Senhor” e com eles fez um acordo de paz e proteção. Quebraram o compromisso de obediência ao Senhor e colheram suas consequências.

Um dos motivos de tal atitude por parte dos hebreus foi a do descuido em relação à vigilância contra os ardis dos adversários e inimigos. Pode-se ver que certa arrogância e prepotência foram tomando conta dos “judeus” e então se descuidaram da vigilância contra as investidas (bélicas ou estratégicas) de seus opositores. Como cristãos não podemos nos descuidar da atenção em relação à sagacidade de nossos adversários, para não sermos vítimas de seus estratagemas e suas ciladas.

Outro fator, e esse mais grave ainda, foi o de não “pedirem conselho ao Senhor”. Novamente a arrogância e a ideia de autossuficiência determinaram a queda em um engodo montado pelo inimigo. Deixar de pedir (buscar) o conselho (orientação) de Deus é trágico e desastroso na vida do cristão, sendo prenúncio de derrocada e queda em sua vida. Nós não temos hoje a mesma dinâmica dos dias de Josué em relação a ouvirmos a Deus. Temos, entretanto, à nossa disposição, a Palavra de Deus, a qual nos foi dada por Ele como direção para nossa vida, sendo “lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos” (Salmo 119: 105) e Jesus disse: “eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos” (Lucas 16: 29). Assim, precisamos buscar o conselho de Deus em Sua Palavra, a fim de conduzirmos nossas decisões conforme Sua vontade, evitando a autodeterminação e cometendo o equívoco de decidirmos sem o conselho do Senhor. Não se deixe levar pela falsa ideia de autossuficiência na gestão de sua vida, busque de Deus e em Deus conselho sábio por meio de Sua Palavra, tomando decisões que honrem a Deus e tragam, a você e aos seus, benefício de efeito eterno.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.