PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de abril de 2018

PECADO E MORTE

ANO LXXV - Domingo, 01 de abril de 2018 - Nº 3779

PECADO E MORTE

“[...] a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18: 4).

Esse assunto “pecado e morte” está presente em quase toda a extensão das Sagradas Escrituras adotadas pelos cristãos. Do Gênesis ao Apocalipse tal relação é estabelecida de modo claro e inquestionável. No livro do profeta Ezequiel (contexto imediato) está sendo apontado o fato da responsabilidade pessoal, ou seja, o pai não será levado à morte por causa do pecado cometido pelo filho, nem este será morto pelo pecado daquele. Não haverá projeção do pecado de um sobre o outro em termos de penalização, nem tampouco ambos serão mortos se apenas um haja cometido o pecado. Neste sentido a “alma que pecar, essa morrerá”, não outra. Alma, neste caso, tem conotação de pessoa, ser humano, indivíduo.

Uma visão primeira poderá levar à ideia de ser a doutrina do “pecado original” e a corrupção humana herdada equivocadas. Mas, de fato, isso não ocorre. Não se trata aqui deste ponto (pecado original), mas do aspecto da ação pessoal em atos realizados pelos quais você (e não seus pais, ou seus filhos) é o responsável, devendo responder por tais atitudes. Os cristãos da Igreja Ortodoxa não reconhecem a doutrina do pecado original e insistem na responsabilidade pessoal. Em certo sentido os muçulmanos fazem o mesmo, e, igualmente, insistem em tal aspecto, levando à conclusão (para os muçulmanos) da impossibilidade da morte vicária (substitutiva) de Jesus pelos pecadores, pois cada um é responsável pelo seu pecado e recebe a punição devida por ele.

Embora o ensino bíblico seja sobre a responsabilidade pessoal do pecado cometido, há, também, ensino sobre o fato de nascermos “em pecado”, ou seja, recebermos como herança essa corrupção a que se dá o nome de pecado original. Não há contradição ou incongruência em tais ensinos. No caso da morte vicária de Jesus nossos pecados tornaram-se DEle (tornou-se maldito de Deus), Ele não morreu em nosso lugar sem merecer, Ele mereceu pelo fato de nossos pecados estarem Nele e passarem a ser DEle. Assim, ao receber todo o castigo (morte) merecido, livrou-nos de sermos castigados, posto que ninguém pode ser condenado (punido) duas vezes pelo mesmo pecado (delito). Jesus morreu não por que cometeu algum pecado, mas porque meu pecado foi “posto Nele e passou a ser DEle”, devendo morrer por isso. Dessa forma aquele que se identifica pela fé com Cristo e Seu sacrifício recebe todos os benefícios, incluindo o perdão e a bênção da ressurreição para a vida eterna, pois assim como morremos figuradamente com Cristo, com Ele ressuscitamos pelo fato de havermos tido nossos pecados devidamente punidos e pagos. Bendito seja o Senhor por tão grande amor e salvação. Louvado seja Deus, pois Jesus ressuscitou.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.