PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de dezembro de 2017

INDIFERENÇA COM O NATAL

ANO LXXV - Domingo, 17 de dezembro de 2017 - Nº 3764

INDIFERENÇA COM O NATAL
(MATEUS 2: 4-6)

“Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por meio do profeta”.

A narrativa do nascimento de Jesus feita por Mateus inclui a figura dos religiosos (sacerdotes e escribas) que informam a Herodes sobre o local predito nas profecias. Mas, a atitude deles parece ser a de muitos ainda hoje. Vejamos:

a) Informantes indiferentes:
Não há envolvimento de euforia descrito nos registros bíblicos. Apenas informam ao rei Herodes sobre o lugar, mas não são despertados por tal fato. Não demonstram interesse algum acerca do fato, apenas informam ou indicam. São como placas sinalizadoras na estrada e nada mais. O fato do Natal pode ser até falado ou referido, mas com indiferença.

b) Informação sem transformação:
Nada mudou com a informação obtida e repassada. Todas as coisas continuaram do mesmo modo e no mesmo curso. Nada sofre alteração. Eles são portadores de informações preciosas, mas estas informações não geram transformação em seu viver, não operam mudança em seu modo de existir e “levar a vida”. São como recipientes que têm água dentro deles, mas não mudam sua forma de ser.

c) Conhecimento sem vida:
Conheciam e sabiam sobre o que deveria acontecer. Tinham ciência e informação sobre o fato do nascimento do Rei de Israel, mas este saber, apenas e tão somente intelectual, não produziu vida na vida deles. Haviam recebido as informações, conheciam todas elas, mas isso não gerara vida em seu interior. Eram como computadores que têm dentro de si informações, mas isso não lhes gera vida.

Ainda hoje há muitos assim em relação ao Natal de Jesus. Indiferentes; sem transformação; conhecendo, mas sem vida de fato. Não faça parte deste grupo em que se encontravam os religiosos nos dias do nascimento de Jesus, com informação, mas indiferentes e sem vida transformada. Que a realidade do nascimento de Jesus, o Filho de Deus, seja motivo de júbilo, alegria e vida nova em seu coração. Receba, pela fé, a Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.