PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de outubro de 2017

OH TEMPO; OH MORAL.

ANO LXXV Domingo, 22 de outubro de 2017 Nº 3756

OH TEMPO; OH MORAL.

A expressão acima é tradução do latim e expressa a triste verdade que muitas vezes reflete o fato de a moral estar condicionada ao tempo, ou que este estabeleça e determine aquela. Dependendo das circunstâncias (tempo) algo abjeto e vil pode se tornar aceitável e admitido como certo e legal.

Já não bastavam as questões ligadas às muitas situações envolvendo questão de gênero, religião doutrinária em escola pública, ‘performances artísticas’ em detrimento à legislação de proteção à criança e ao adolescente, vemos agora ser aprovada (pelo presidente da República Michel Temer) medida que coloca em risco a situação de milhares de brasileiros na área rural (também urbana) com relação à possibilidade de trabalho escravo ou análogo a isso.

A medida já, em si mesma, é digna de ser rechaçada como abjeta e acintosa à vida e dignidade humanas, mas é agravada pela declaração do ministro da agricultura (Maggi) na qual afirma “ser o momento político outro e confuso, fazendo com que seja aprovada, diferentemente de vezes anteriores”. O ‘momento’ a que se refere é a situação periclitante do senhor presidente e as acusações que pesam contra ele. Para alcançar o apoio da ‘bancada ruralista’ cedeu, de forma vergonhosa à pressão, e aprovou a medida relativa à questão de fiscalização por parte dos órgãos competentes em relação aos abusos cometidos contra o trabalhador rural, sobretudo. Lamentável e triste mais este episódio. Oh Tempo; Oh Moral.

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal [...]” (Isaías 5:20). Isso é o que se tem visto e, mais uma vez se confirma no Brasil. A iniquidade, o interesse pessoal e menor, a vaidade e outras mazelas do coração humano pecaminoso tomam conta das decisões que atingem a tantas pessoas. Vozes vão se levantando contra tal situação e nós (Igreja) não podemos deixar de engrossar tais fileiras, como ‘boca de Deus’ e ‘profeta do Senhor’, clamando de Deus misericórdia, e bradando contra tais leis absurdas e degradantes.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.