PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de junho de 2017

CULTURA DA MERITOCRACIA X EVANGELHO

ANO LXXV - Domingo, 04 de junho de 2017 - Nº 3736

CULTURA DA MERITOCRACIA X EVANGELHO

A ideia de que o fim é mais importante que o começo é uma afronta a nossa cultura meritocrática. Afinal de contas, fazer por merecer é a lei da justiça e nada é mais justo que receber o devido pagamento pelo seu trabalho ou ação. Por isso que notícias como a morte de alguns assassinos, estupradores, pedófilos e porque não dizer a prisão de corruptos, como deputados, senadores, presidentes, empresários ou “ex” qualquer um deles, provoca um sentimento de justiça.

Mas o que dizer de pessoas que se livram no fim da vida, depois de terem cometido as atitudes vergonhosas, terem vivido libertinamente e se veem livres do peso de suas atitudes. Eu sei que você deve estar pensando que isso é uma tremenda injustiça e que se dependesse de você isso jamais aconteceria, pois a bíblia cita o código de Hamurabi que diz “olho por olho, dente por dente”.

Esta semana foi noticiada a prisão e internação de Andreas Richthofen, irmão mais novo de Suzana Richthofen. Ele usuário de entorpecentes, formado em farmácia, doutor em química orgânica, ambos pela USP, e agora internado depois de um surto. Ela, assassina confessa dos pais, presa desde 2002, desfruta constantemente de indultos, inclusive no dia das mães, como ato de clemência do poder público e que dentro de alguns anos desfrutará da liberdade.

Não sabemos o fim da história desses dois, pois até agora tudo que conhecemos está revelado e estes são os fatos. Imagine agora, se de forma sincera, essa menina se torna alvo do evangelho, e o Espírito Santo do Senhor a alcança, trazendo arrependimento e abandono abandono dos pecados e da mesma forma a seu irmão, promovendo ali a restauração desses relacionamentos e vidas. Certamente alguns achariam isso um absurdo e uma tremenda injustiça. Mas isso é o que o Evangelho faz, ele busca os perdidos, os piores para mostrar ao mundo o poder que Ele possui.

Termino esse artigo, lembrando dos ladrões que foram crucificados com Jesus, dois desgraçados, condenados e sem esperança, até encontrarem o Evangelho e com sinceridade, arrependimento e salvação; um deles recebe as palavras de vida por parte de Jesus: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. Isso não é uma carta branca para viver libertinamente e depois se arrepender, isso é um alerta à nossa cultura meritocrática, dizendo–nos que a obra redentora de Jesus, pode salvar até o mais terrível pecador.

Rev. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.