PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de junho de 2017

CONHECER, CONFIAR E ENTENDER

ANO LXXV - Domingo, 18 de junho de 2017 - Nº 3738

CONHECER, CONFIAR E ENTENDER

Os três verbos que intitulam esse artigo podem ter estreita relação com preceitos teológicos independentes, contudo menor relação, se pensarmos em conjunto teológico. Tentarei exemplificar o que estou dizendo. Você pode conhecer a Deus, mas ao mesmo tempo não confiar e não entender, você também pode conhecer e confiar, mas não necessariamente entender o que ele está fazendo. Essas conexões estão presentes em diversos momentos da Escritura, principalmente na relação: Conhecimento, Confiança e não entendimento. O teólogo Christopher Wright disse que “conhecer e confiar (em Deus) não tem necessariamente a ver com entende-lo.”

Abraão não entendeu a necessidade da destruição das cidades de Sodoma e de Gomorra: “Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? ” (Gn 18.25)

Moisés não entendeu a decisão de Deus em negar-lhe a entrada na terra prometida: “Deixa-me atravessar, eu te suplico, e ver a boa terra...” (Dt 3.25)

Noemi não entendeu porque Deus permitiu a morte de seu marido e de dois filhos: “O Senhor colocou-se contra mim. O Todo poderoso me trouxe desgraça”. (Rt 1.21)

Davi não entendeu a insistência de Deus em abençoa-lo: “Quem sou eu, ó soberano, Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a esse ponto? (2Sm 7.18)

Homens e mulheres que viveram com conhecimento, confiança, mas sem muito entendimento dos movimentos e ações de Deus em sua vida. O que isso nos ensina? 

Se eu conheço a Deus e confio no Senhor, eu sei que os caminhos que ele tem conduzido minha vida são fiáveis, mesmo que eu não entenda. Eu sei que ele traça o melhor pra minha vida, mesmo que eu não entenda. Eu sei que tudo coopera para o meu bem, mesmo que eu não entenda. Eu sei que pelo caráter do Senhor, os caminhos levarão a bom termo, mesmo que eu não entenda. 

Lembre-se do Salmo 73 e de como os pés do salmista quase vacilaram, mas no verso 23 ele recobre sua consciência de que Deus o sustenta, no verso 24, que Deus o conduz e o recompensará, no verso 26, que quando ele fraquejar, Deus é fiel. 

Caso não esteja entendendo os planos de Deus para determinadas áreas de sua vida, lembre-se de que por isso já passaram muitas outras pessoas na história. Em meio a sua incompreensão tome os devidos cuidados para não sufocar a fé de gente mais imatura que você e trate suas dores aos pés da Cruz e suas dúvidas à luz da Palavra. 

Rev. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.