PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de maio de 2017

O QUE SE VÊ EM SUA CASA?

ANO LXXIV - Domingo, 07 de maio de 2017 - Nº 3732

O QUE SE VÊ EM SUA CASA?
“Que viram em tua casa?” (2 Reis 20: 15)

O mês de maio é chamado o “mês do lar” ou o “mês da família”. Esta tradição entre nós está ligada a fatos de caráter religioso e aos Estados Unidos com uma jovem que resolve homenagear as mães de sua igreja, sendo que ela mesma já havia “perdido” a sua. Esta maneira singela de homenagem veio para o Brasil e tornou-se oficialmente o segundo dia de maio como o Dia das Mães.

O texto que temos acima nos fala de um momento na vida de Israel após o livramento do rei Ezequias quando este recebeu a embaixada de Babilônia e mostra orgulhoso os tesouros de sua casa e palácio. Sua ruína deveu-se a esta expressão de seu orgulho e vaidade, com a palavra do Senhor de que todas as coisas ali seriam levadas para a terra de babilônia.

Podemos usar a expressão em sentido não literal em relação aos nossos lares e famílias nos dias atuais. A pergunta ainda é a mesma: “o que as pessoas podem ver em sua casa?” Não se trata apenas do que se assiste em canais de sua TV, na tela de seu computador ou de seu telefone celular, mas quais atitudes seriam vistas no seio e interior de sua casa no convívio de e com sua família? Desafortunadamente o que presenciamos, em nossos dias, é uma degeneração dos princípios básicos de vivência conjugal e familiar com estabelecimento de padrões não bíblicos e não cristãos, assimilando postura de estruturas comportamentais mundanas, gerando a desagregação familiar, a degenerescência dos costumes e esboroamento do matrimônio. O divórcio, que é visto na Bíblia como excepcional (embora possível), torna-se banalizado e é acionado por qualquer motivo, mesmo em descompasso com as Escrituras. A convivência sexual fora dos limites do casamento e´ vista como sendo normal ou “natural” e praticada por jovens (e não jovens) mesmo no contexto chamado evangélico, subvalorizando ou desvalorizando o casamento e a família ante os moldes esculpidos por Deus em Sua Palavra.

Que nossos lares sejam vitrines onde as pessoas vejam as virtudes de Deus (I Pedro 2: 9) e o Fruto do Espírito Santo (Gálatas 5: 22 a 26) possa ser manifesto para abençoar os que vivem no seio da família e a todos quantos tiverem contato e convivência com ela sejam parentes, amigos, vizinhos ou empregados. Com a graça de Deus e para a glória DEle.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.