PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de maio de 2017

INGENUIDADE

ANO LXXIV - Domingo, 21 de maio de 2017 - Nº 3734

INGENUIDADE

Esse termo possui muitas variantes interpretativas, pode-se considerar como uma qualidade daquele que é puro de coração, sem maldade, embora isso teologicamente não exista. Pode-se também interpretar como um adjetivo depreciativo e jocoso, pois assemelha-se àquele que é tolo e incauto.

A palavra de Deus possui muitas referências a ingenuidade, o termo hebraico é Pethiy, que está relacionado à tolice, simplicidade, falto de entendimento. As referências bíblicas a esse indivíduo não são nada boas, pois elas estão sempre em contraste com o prudente ou astuto.

Em nossa pseudocultura cristã parece que valoriza-se exatamente o oposto, aquela pessoa que é ingênua recebe mais admiração do que aquela que é prudente, pois assume-se a pressuposição de que ingenuidade tem relação direta com espiritualidade e prudência com carnalidade. Não é isso que a escritura diz.

O livro de provérbios é bem rico em suas críticas à ingenuidade já no primeiro capítulo encontramos essa orientação: “Até quando vocês, ingênuos, insistirão em sua ingenuidade?” 1.22. E não para por aí, ele é ainda mais duro e realista quando diz: “O prudente antevê o perigo e toma precauções; o ingênuo avança às cegas e sofre as consequências”. 22.3

Você tem errado demais na vida? Será que você tem vivido da maneira que Einstein definiu a loucura? “A loucura é como o ato de repetir sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. O que você pode fazer de diferente nas suas decisões futuras para garantir escolhas que reflitam sabedoria e não ingenuidade?

Primeiramente é não negar a possível ingenuidade que habita em nós. Fazendo o exercício da reflexão sobre as decisões que precisamos tomar e buscar agir com prudência e não emocionalmente. Segundo, busque conselhos, o mesmo livro de provérbios diz que “sem uma liderança sábia a nação cai; ter muitos conselheiros lhe dá segurança” 11.14. Terceiro, tenha bons amigos, pois cercando-se deles existe a possibilidade de enxergar a vida através dos olhos dos outros e isso produz crescimento pessoal. “Quem anda com os sábios se torna sábio, mas quem anda com os tolos sofrerá as consequências.” 13.20.

Rev. Gustavo Bacha
(versão da Bíblia – NVT)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.