PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de março de 2017

MORAL FRACA



ANO LXXIV - Domingo, 26 de março de 2017 - Nº 3726

MORAL FRACA
“ [...] a fim de viverdes de modo digno do Senhor [...]” (Cl 1:10).

Enfrentamos no Brasil mais um momento delicado de escândalo, envolvendo agentes públicos e iniciativa privada. O setor agora foi o pecuário, na verdade alguns frigoríficos foram apontados com irregularidades. A ação da Polícia Federal (discutível em certos aspectos promocionais e “midiáticos”) visou apurar e debelar a atuação de elementos que sem escrúpulos agiam com risco de grave dano e sério prejuízo à saúde pública em nosso País, principalmente com uso de carne de frango imprópria e embutidos, cujo propósito era o maior ganho possível, independentemente dos riscos que isso representava à Nação, seja em relação à saúde ou à economia. Claro que pode haver interesse de conglomerados internacionais com propósito de desestabilizar a situação do Brasil no mercado internacional da carne, ensejando que eles (inclusive países) possam colocar seus produtos em detrimento do Brasil.

Há possibilidades várias com as quais podemos lidar para entender tal situação detectada e apontada pelos órgãos policiais federais. No entanto, seja qual for a direção que tomemos, o que vemos é o modo indigno de se viver a reger a conduta dessas pessoas. A falta de ética e inexistência de moral para tais indivíduos e grupos econômicos é absoluta e total. O interesse na obtenção do maior ganho possível a custa de qualquer valor humano é patente e está escancarada. “Batizaram” esta operação de “carne fraca”, em alusão (inclinada) ao aspecto bíblico de que “a carne é fraca”. Na verdade, não é a “carne” que é fraca, fraca é a moral e a ética; a percepção de civilidade e honradez cívica; fraco é o senso de integridade por parte destes corruptos e corruptores. A fraqueza é de caráter espiritual, ético e moral de todos eles, expondo a população a situação de risco com relação à saúde e o País quanto ao aspecto econômico. Claro que os da “lava a jato” estão felizes, pois o foco se desvia um pouco deles e o povo se “esquece” das mazelas perpetradas por eles. A situação é triste, pois comportamentos contrários à ética, como este da “carne fraca”, são reflexo do comportamento que vemos nas várias esferas dos mandatários políticos de nosso País.

Para combater essa “carne fraca” não são suficientes a Polícia Federal e os órgãos competentes. Somente o “lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt.3:5), aplicando a redenção pelo “sangue do Cordeiro” no coração humano, dando-lhes um “novo coração” é capaz de mudar tudo isso. Oremos e atuemos para que isto aconteça pela graça do Senhor Jesus e para a glória do Deus Eterno Nele revelado, partindo de nós o exemplo ético.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.