PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de março de 2017

É CRIME, MAS...

ANO LXXIV - Domingo, 19 de março de 2017 - Nº 3725

É CRIME, MAS...
O salário do pecado é a morte...” (Romanos 6: 23).

O ex-advogado Geral da União do governo Dilma fez uma afirmação interessante com relação à prática do “caixa dois”, sustentando que tal prática é crime, mas não se pode dizer ser o mesmo que corrupção e outras práticas. É sabido, no universo jurídico, do qual ele faz parte, que a tipificação do crime deve ser precisa e distinguir as práticas delitivas de forma clara. Deste modo a penalização será diferente, mas o ato descrito e o comportamento apontado são tipificados como crime. É o caso clássico do furto e roubo, com tipificações distintas e penas diferenciadas, mas ambos puníveis como crime, ou seja, comportamento delitivo e criminoso. O que vemos no universo de nossa política é a prática criminosa (delitiva) do “caixa dois”, sendo seus autores passíveis de penalização. São criminosos os que assim procedem de forma constante e sistêmica como visto.

Ao trazermos para a esfera da fé cristã, ficamos pensando que há muita gente como estes políticos (e causídicos) iludidos com o mesmo raciocínio, ou seja, este pecado não é tão grave assim; afinal mentir, fornicar, adulterar ou relacionar-me homossexualmente não é tão grave como matar ou roubar e a “pena” ou punição não poderá ser tão severa. A colocação feita pelo apóstolo Paulo é muito clara e direta ao afirmar que a punição pelo pecado (sem qualquer forma de tipificação) é única: morte. O pecado faz gerar a condenação, independentemente de qual seja o desdobramento social de tal ato considerado por nós mais ou menos grave. O ato pecaminoso, seja qual for, atinge a santidade absoluta de Deus e o resultado é o preconizado por Ele mesmo em Sua Palavra. Portanto, não fique iludido e nem se deixe enganar por raciocínios falaciosos que buscam “minimizar” o fato pecaminoso com justificativas de situação social, econômica ou existencial. O pagamento (pena imposta) pelo pecado foi, é e continuará sendo a morte, seja qual pecado for.

Para os do “caixa dois” deve haver punição e eles serão responsabilizados por tais atos tendo mandatos cassados, multados e levados à condenação para pagarem o que devem. No caso do pecado, é preciso confissão, arrependimento e abandono do pecado, sabendo que a provisão de perdão está feita pelo próprio Deus na Pessoa de Seu Filho Jesus, em sua morte na cruz para a remição de nossos pecados, gerando, para nós, a remissão de todos eles. Pecado é morte. Em Jesus é vida.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.