PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de maio de 2016

ESPERANÇA E REDENTOR

ANO LXXIII - Domingo, 15 de abril de 2016 - Nº 3681

ESPERANÇA E REDENTOR

“Ó Esperança de Israel e Redentor seu no tempo da angústia...” Jr. 14:8

A exclamação do profeta Jeremias, o profeta “chorão”, traduz um momento muito difícil e turbulento na vida de Israel como nação. A situação era crítica com a pecaminosidade em alta, a vida religiosa apenas de aparência e os dirigentes corrompidos ao extremo, levando o povo à perspectiva de uma invasão inimiga e sua condução em cativeiro humilhante para outras terras. O profeta elevava a voz para declarar que a esperança de Israel não era o Egito (aliado bélico), não eram os príncipes do povo (comprometidos com a corrupção) e, infelizmente, nem os religiosos entregues à idolatria vil e profanação do Nome de Deus; mas apenas o Senhor como seu redentor na hora angustiante pela qual passavam.

Como povo de Deus hoje, vivemos situação próxima à do antigo Israel e não só no Brasil, mas em outros lugares em que o Evangelho já foi pujante e as pessoas comprometidas com a genuína fé bíblica cristã. A situação vai se mostrando cada vez mais difícil. A explosão de migrantes do Oriente Médio para a Europa, sobretudo, devido a guerras e violência religiosa e étnica, acelerando o processo de “islamização da Europa”; ao mesmo tempo a secularização alcançando a Europa, Estados Unidos e países de tradição protestante e evangélica; a crescente “onda espiritualizante” com influência de envolvimento místico e contemplativo associada à forte ligação com a visão divinizadora da natureza e, em nosso contexto pátrio, a corrupção nas esferas de Poder do Estado, nos fazem suspirar e dizer como disse o profeta, expressando nossa crença e fé bíblicas: Jesus é a nossa Esperança e nosso Redentor nesses tempos de aflição e angústia.

Não é pessimismo, é a confrontação da realidade na qual estamos mergulhados e que nos engolfa e engole a cada dia. Graças ao Senhor nosso Deus, que em Jesus nos “faz caminhar em triunfo”. Ele, Jesus, é, de fato, nossa fonte de esperança, redenção e vitória. Não podemos deixar de clamar e suplicar a Ele sua bênção, pois sem ela fenecemos e, pior que isso, nos brutalizamos e nos insensibilizamos. Glória a Deus por Seu Filho, nossa Esperança e nosso Redentor em tempos de angústia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.