PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de março de 2016

ÁGUA DA PRÓPRIA CISTERNA

ANO LXXIII - Domingo, 20 de março de 2016 - Nº 3673

ÁGUA DA PRÓPRIA CISTERNA
“Bebe água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço” (Pv.5:16)

Ao lermos o texto acima no livro de provérbios, percebemos que seu contexto está ligado à vivência conjugal e a não admissão de qualquer forma de envolvimento com outra pessoa que não seja seu cônjuge. Fidelidade. Porém, é admissível ter-se em mente a possibilidade da aplicação do princípio ali presente em outros setores da vida e existência relacional.

Vejo que uma das áreas em que tal diretriz é aplicável alcança a esfera da “coisa pública”, sobretudo, o erário. Os valores que foram surrupiados, furtados, afanados e, até mesmo, roubados de empresas públicas; os desvios gigantescos e vultosos operados em relação às sedes dos poderes Legislativo e Executivo em todas as esferas e em grande parte dos municípios, unidades da Federação e na própria União; o saque desmedido e escabroso nas autarquias, nas secretarias das áreas da saúde, educação e saneamento básico (entre outras), tudo isso nos leva a gritar e bradar de indignação contra esses “ratos e ladrões engravatados e parasitas do poder”. A pergunta é: por quê? Ganância, volúpia, ambição, sede de poder, descaramento, falta de vergonha na cara.

É lamentável e revoltante vermos estes “chupins” a sugarem água de fonte alheia, a beber a largos sorvos das correntes de poços que não são deles, e posarem de “boa gente”, a dizer que estão prestando “relevante serviço ao povo”, ou que as coisas não são assim. Mentira. São roubadores da água de cisterna que não lhes pertence. São, quando muito, administradores delas, mas não seus donos. Com desfaçatez buscam abrigar-se atrás de seus cargos e funções, almejando blindar-se e proteger-se em “foro privilegiado”, ou no arranjo para conter ou dificultar as investigações acerca de suas ações lesivas e danosas às “cisternas que não lhes pertencem”, destituindo pessoas, remanejando indivíduos, propondo conchavos e oferecendo ainda mais propinas, mentindo, mentindo e mentindo.

Já não se aguenta mais este estado de coisas e assistir a isso dia após dia em nosso país, ao qual amamos e temos dado nosso suor para vê-lo melhorar e prosperar. Orar a Deus e clamar aos céus por misericórdia, mas igualmente levantar a voz contra esta corja de políticos, agentes públicos e empresários que mancham nossa terra e envergonham o dizer: somos brasileiros!

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.