PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de outubro de 2015

DIA DAS CRIANÇAS


ANO LXXIII - Domingo, 11 de outubro de 2015 - Nº 3650

DIA DAS CRIANÇAS

Amanhã teremos a comemoração do Dia das Crianças, data tão esperada pelas crianças (claro), mas, também, pelos comerciantes que uma vez mais promovem, à custa das emoções e sentimentos dos adultos, um verdadeiro festival de exploração de tal filão em seu segmento de mercado. Enfim, é a roda da Fortuna girando.

Ocupou parte dos noticiários no Brasil (e no mundo) certa ocorrência nos Estados Unidos da América do Norte, envolvendo duas crianças, um menino de onze anos e uma menina de oito, tendo aquele disparado friamente com uma carabina contra a menina, matando-a com tiro no peito. Não foi acidente, foi intencional. Ficamos chocados com isso. Perguntamo-nos como pode acontecer algo desse porte? O acesso tão fácil a arma de fogo por uma criança; a irresponsabilidade do pai em deixar ao alcance de um menino arma tão letal; a ação tão violenta de uma criança pelo fato de lhe ter sido negado ver (brincar) o cachorro de propriedade da menina. Ficamos a questionar que isso não acontece só no Brasil; violência praticada por e contra a criança. Claro que não. Essa é, em certo modo, manifestação da natureza humana decaída. Os dois não irão mais celebrar ou se alegrar no Dia das Crianças. A menina está morta, o garoto será julgado por assassinato e, talvez, pegue mais de 30 anos de prisão.

Por aqui penso que as crianças brasileiras merecem bem mais do que meros brinquedos que se estragam e se deterioram pelo uso e pelo tempo. Mais do que tais “mimos” elas necessitam (no recesso do lar) presença significativa dos pais com carinho, afeto e cuidado. Mais do que meros artefatos (alegram e têm sua importância) necessitam que o Estado cumpra seu papel constitucional e institucional promovendo-lhes educação, saúde, lazer e segurança com qualidade, permitindo-lhes vivência equânime de oportunidades, com garantias mínimas de respeito à vida e à cidadania. Nesse Dia das Crianças meu desejo é que as famílias possam oferecer às crianças o presente mais significativo que é o coração, o amor; enquanto o Estado deixe de malversar o erário, dilapidando, em projetos pessoais e de poder, o dinheiro público arrecadado a custo de muito empenho e trabalho do povo brasileiro. Espero que tenhamos no Brasil o Dia das Crianças cada vez mais feliz e mesmo triste com milhões de crianças abandonadas à miséria e ao descaso nesse Brasil. Deus tenha misericórdia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.