PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de abril de 2014

VIOLÊNCIA


ANO LXXI - Domingo 27 de abril de 2014 - Nº 3574

VIOLÊNCIA

Vamos ficando brutalizados por tanta manifestação de violência ao nosso redor. A constância e frequência de tais expressões de desconsideração pela vida fazem com que nos ambientemos e nos tornemos menos indignados ou impactados por tal violência. Assaltos na porta de bancos, em consultórios, em lojas, na rua, no recesso do lar, durante o dia ou à noite, enfim a todo instante, onde já não apenas se rouba, mas se fere e se mata. Isso vai nos brutalizando e insensibilizando.

No entanto, mesmo em meio a tal brutalização, ocorrem, às vezes, determinados fatos que ainda nos chocam e nos causam repulsa. Não faz muito tempo um padrasto foi acusado de matar o enteado com dose excessiva de insulina e a mãe acabou envolvida. Agora, algo parecido com a morte de um garoto. As investigações apontam para a participação da madrasta do menino, uma amiga dela e suspeita em relação (ainda não demonstrada) ao próprio pai. Algo chocante, bárbaro, estarrecedor. Estes não são os únicos, tristemente.

A sociedade, de modo geral, vai se tornando mais e mais violenta. As relações vão se deteriorando, a vida vai perdendo seu valor, as pessoas estão deixando de ser vistas como alguém que têm valor como seres humanos. Isso é fruto de quê? Falta de religião? Alguns podem até dizer que sim. Na verdade, a religião pode ser um tipo de freio a certos impulsos, mas, não é a falta dela que gera tais fatos. A falta de vida em Cristo, esta sim é a resposta. Falta de compromisso de fé pessoal e salvadora com Cristo, que transforma e liberta, que salva e muda o coração (não a pele) do ser humano, tirando-lhe o coração de pedra e implantando-lhe um coração novo e espiritual.

Se o remédio é este, nós devemos apresentá-lo à sociedade com a maior intensidade que nos for permitido fazer e com a máxima urgência, pois “os dias são maus”. Cabe a mim, a nós, à Igreja de Cristo apresentá-LO e anunciá-LO como o Salvador e Senhor, sendo apenas Ele capaz de mudar toda essa estampa de violência insana de nossa sociedade.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.