PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de março de 2013

EDUCAÇÃO E ENSINO


ANO LXX - Domingo 10 de março de 2013 - Nº 3515

EDUCAÇÃO E ENSINO

Certamente os especialistas na área farão distinção entre os dois substantivos que dão título a este escrito. Sendo um mais formal em relação ao outro, ou sendo um ligado ao aspecto da existência enquanto outro ao aspecto da informação técnica e algumas outras nuances entre eles. Não é esse o nosso interesse ou foco e tomaremos ambos em sentido sinônimo, inclinando-os ao aspecto da esfera dos princípios da fé cristã. É o que se convencionou chamar de Educação Cristã.

No dia 11 de março é comemorado o Dia da Educação Cristã (na IPB) o que me levou a escrever sobre esse tema. A relevância da educação cristã é muito grande e está evidente desde os primeiros momentos na vida da Igreja Primitiva e ao longo da existência da Igreja. O apóstolo Paulo sempre teve um cuidado muito grande com a Proclamação (evangelização), mas, de igual modo, com o ensino. Vemos em Atos 28:31 que ele “com intrepidez ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus”. O ministério do ensino (educação-instrução) sempre foi um dos pontos de interesse na vida de Paulo, haja vista as cartas por ele escritas cujo propósito era o de orientar-ensinar.

Educação Cristã não se resume à Escola Bíblica Dominical, ainda que ela seja o elemento mais preponderante na Igreja quanto à instrução. Mas, na verdade, toda a atenção da Igreja deve estar voltada para o ensino, ou educação cristã. Deve-se investir o máximo no ensino para que se possa ter, de fato, a educação (aprendizado) cristã bem sedimentada, com o propósito de se estar “preparado para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (I Pe.3:15). Os instrumentos disponíveis para realização desse mister, tais como o discipulado, a pregação, a diaconia, entre outros, devem ser empregados com todo zelo e intensidade para que a Igreja possa “conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor” (Os.6:3), pois “por falta de conhecimento meu povo é destruído” (Os.4:6).

O conceito de Educação cristã envolve aspectos pedagógicos de aplicação na “escola secular” e não apenas na Igreja, implica na transmissão de princípios éticos galgados nos ensinos cristãos ligados à instrução formal e outros. Mas, nos interessa aqui ressaltar seu valor e importância na vida da Igreja, pelo que ela não pode descuidar, sob pena de uma geração que não conhece aquilo em que diz crer. 

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.