ANO LXX - Domingo 10 de março de 2013 - Nº 3515
EDUCAÇÃO E ENSINO
Certamente os especialistas na área farão distinção entre os dois substantivos que dão título a este escrito. Sendo um mais formal em relação ao outro, ou sendo um ligado ao aspecto da existência enquanto outro ao aspecto da informação técnica e algumas outras nuances entre eles. Não é esse o nosso interesse ou foco e tomaremos ambos em sentido sinônimo, inclinando-os ao aspecto da esfera dos princípios da fé cristã. É o que se convencionou chamar de Educação Cristã.
No dia 11 de março é comemorado o Dia da Educação Cristã (na IPB) o que me levou a escrever sobre esse tema. A relevância da educação cristã é muito grande e está evidente desde os primeiros momentos na vida da Igreja Primitiva e ao longo da existência da Igreja. O apóstolo Paulo sempre teve um cuidado muito grande com a Proclamação (evangelização), mas, de igual modo, com o ensino. Vemos em Atos 28:31 que ele “com intrepidez ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus”. O ministério do ensino (educação-instrução) sempre foi um dos pontos de interesse na vida de Paulo, haja vista as cartas por ele escritas cujo propósito era o de orientar-ensinar.
Educação Cristã não se resume à Escola Bíblica Dominical, ainda que ela seja o elemento mais preponderante na Igreja quanto à instrução. Mas, na verdade, toda a atenção da Igreja deve estar voltada para o ensino, ou educação cristã. Deve-se investir o máximo no ensino para que se possa ter, de fato, a educação (aprendizado) cristã bem sedimentada, com o propósito de se estar “preparado para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (I Pe.3:15). Os instrumentos disponíveis para realização desse mister, tais como o discipulado, a pregação, a diaconia, entre outros, devem ser empregados com todo zelo e intensidade para que a Igreja possa “conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor” (Os.6:3), pois “por falta de conhecimento meu povo é destruído” (Os.4:6).
O conceito de Educação cristã envolve aspectos pedagógicos de aplicação na “escola secular” e não apenas na Igreja, implica na transmissão de princípios éticos galgados nos ensinos cristãos ligados à instrução formal e outros. Mas, nos interessa aqui ressaltar seu valor e importância na vida da Igreja, pelo que ela não pode descuidar, sob pena de uma geração que não conhece aquilo em que diz crer.
Rev. Paulo Audebert Delage
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