PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de janeiro de 2013

SOIS DEUSES?


ANO LXX - Domingo 20 de janeiro de 2013 - Nº 3508

SOIS DEUSES?

“Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus” (2ª Coríntios 4: 15).

Você não está aqui por acaso. O seu chamado e encontro com Jesus foi escolha de Deus. Mas, a graça não é de graça. A graça tem um propósito. Que a sua vida seja um multiplicador da graça recebida.

Como a Palavra está falando de um processo, nítido e explícito, de ação e reação, informando sobre a qualidade da ação: A GRAÇA DE DEUS, e a quantidade da reação: NOSSAS ABUNDANTES AÇÕES, podemos compreender que, apesar de todo o processo iniciar na soberana e espontânea AÇÃO de Deus em nós, ela será proporcional à quantidade de nossa REAÇÃO. Então, apesar de sem a ação não termos reação, o limite do derramamento da graça, é que sem reação a ação perde seu sentido.

Se o Senhor Jesus, recebendo de Deus todo o poder, ao invés de curar, de ressuscitar os mortos, de socorrer aos necessitados, de alimentar aos pobres, de amar ao iníquo, resolve-se priorizar os passeios, o trabalho, a família, os bens, as discussões teológicas, as palavras de elogio, a audição sem ação, o investimento de seu dinheiro, ao invés de chamar a atenção para a viúva pobre dando tudo o que tinha, e não dando 10%, ou pior, dando NADA. Se o Senhor Jesus não cumprisse seu propósito, onde estaria nossa esperança? E se não agirmos onde estará a esperança dos homens?

A Graça é: “vós vos lavastes, e fostes santificados, e fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (I Coríntios 6.11), e que: “a perseverança dos santos, é para os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14: 12).

As Ações são “Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado. Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos os fundamentos da terra. Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo” (Salmos 82: 3-6).

Esse é nosso verbo: Combater a discriminação, amando. Combater a pobreza, compartilhando. Combater a ignorância, educando. Sem o verbo para que a graça? Sois deuses? Sois filhos do Deus altíssimo?

Pb. Wanderley Marques Bernardo

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.