PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de janeiro de 2013

BALANÇO E PROMESSAS


ANO LXX - Domingo 06 de janeiro de 2013 - Nº 3506

BALANÇO E PROMESSAS

Essa é uma época em que as pessoas tendem a realizar duas coisas: o balanço do ano que passou e promessas para o ano que está começando.  São atitudes comuns e que têm seu valor e importância, pois é sempre bom fazermos uma avaliação e termos alvos estabelecidos. Há, na Bíblia, orientação para fazermos as duas coisas, não só na época da “virada” do ano, mas ao longo de nossos dias.

 Vemos a orientação para avaliarmos nossas ações e atitudes, a fim de percebermos se estamos em compasso ajustado com o senhor e Sua vontade. Há exortação frequente a que nos examinemos a nós mesmos, com propósito de estabelecer melhorias e corrigirmos falhas existentes em nossa conduta. Assim é que vemos o profeta Ageu dizer ao povo de Deus, por duas vezes (1:5 e 7): “considerai o vosso passado”. É a atitude de “balanço”, avaliação e exame em relação ao que foi feito, com vistas à correção de rota ou ajuste de direção.

O outro aspecto diz respeito às promessas ou votos. Em uma linguagem mais atual dir-se-ia metas ou alvos a serem alcançados. Sem dúvida, esta é uma atitude salutar na vida. Colocarmos propósitos ou metas (exequíveis), com certa definição, diante de nós é um princípio bíblico. Jesus nos fala sobre planejar e estabelecer metas (Lc.14:28...) e o apóstolo Paulo afirma, de modo categórico: “Assim corro também eu, não sem meta...” (ICo.9:26). Vemos, como positivo, termos alvos a serem alcançados e metas a serem atingidas.

Em ambas as atitudes apontadas há erros a serem evitados. Não devemos cometer o equívoco de nos deixar aprisionar pelo passado e pela avaliação, seja pelo resultado positivo ou pelo saldo negativo. A avaliação deve nos levar a aprender com os erros e melhorar e aprimorar os acertos. Não podemos estabelecer alvos firmados em nossa própria capacidade, excluindo Deus destes projetos e metas. Precisamos saber que “sem Jesus nada podemos fazer” (João 15:5).

Avaliemos e planejemos, sob a tutela e graça do Senhor, para este ano de 2013.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.