PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de novembro de 2012

ESCALADA DE VIOLÊNCIA


ANO LXX - Domingo 11 de Novembro de 2012 - Nº 3498

ESCALADA DE VIOLÊNCIA

Estamos vivendo, nestes últimos meses, uma escalada sensível no aumento da violência em São Paulo. O número de assassinatos chegou a patamar quase insuportável e perto de situação de conflito civil. Não se trata, ao que parece, de apenas um momento brevíssimo e passageiro facilmente contornável ou com explicação simples, mas, de algo mais sério e profundo, levando as autoridades municipais, estaduais e federais a deixarem suas diferenças partidárias para pensarem em ações efetivas em benefício da população que se torna presa desta situação de conflito e violência.

Como cristãos evangélicos e protestantes não somos isentos do alcance de tal avanço. Somos alvo como os demais cidadãos. O que devemos e podemos fazer neste contexto e circunstância? O mais importante é nosso posicionamento em oração a Deus por paz e calma em nossa cidade. Interceder e clamar a Deus para que a graça comum do Senhor seja abundante no controle das ações de violência. Outra atitude é pregarmos o Evangelho, pois este é o meio pelo qual Deus regenera os corações e transforma as vidas. Na expressão de um coronel da PM de Minas Gerais, ao falar a líderes religiosos em momento parecido com este de São Paulo: “Precisamos da ajuda e do trabalho de vocês, pois quanto mais vocês trabalharem, menos trabalho nós teremos”. Uma terceira postura é com cuidados mínimos em relação a certos hábitos de nossa rotina. Evitarmos ficar até altas horas da noite pelas ruas, bares ou restaurantes. Não ficarmos circulando e expondo-nos a risco desnecessário com ostentação de objetos que despertem interesse nos assaltantes. Não trafegar sozinho de carro em certos lugares, sem que haja necessidade absoluta. Evitar uso de motos, pois são mais visadas e ficamos mais expostos nelas. Alguém poderá dizer que isso é absurdo, pois se trata de deixarmos nosso direito de ir e vir e ficarmos enclausurados em nossas casas. Trata-se de um momento específico e que requer medidas específicas e emergenciais para nossa segurança.

Sabemos que: “se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 121). Ele é quem nos guarda e livra, no entanto o salmista não diz que não devamos ter vigias e nem sentinelas, apenas que nossa confiança não deve repousar neles. Desse modo devemos orar, pregar e tomar os cuidados próprios para darmos nossa participação na solução deste problema de aumento de violência em nossa cidade. O Senhor nos abençoe e guarde.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.