PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de agosto de 2012

DOMÍNIO E PERSISTÊNCIA

ANO LXX - Domingo, 05 de agosto de 2012 - Nº 3484

DOMÍNIO E PERSISTÊNCIA

"Todo atleta em tudo se domina, aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" (I Co. 9:25)

Estamos vivendo mais um período de atenção com os esportes, devido aos Jogos Olímpicos em Londres. Claro que os "Cachoeiras" e os "Mensalões" estão satisfeitos, pois o foco deixa de estar tão restrito sobre eles e se volta para os que correm e lutam nos estádios ingleses.

Paulo, ao escrever aos Coríntios, vale-se da figura dos jogos de modo geral. A figura do atleta é referida como alguém que se policia, se esforça e se domina, com o propósito de alcançar seu objetivo, a coroa (medalha) da vitória. O atleta é alguém que se priva de certas atividades, se afasta de certos ambientes e se abstém de determinados alimentos ou modera a ingestão de outros. Todo este esforço visa melhorar seu desempenho para alcançar sua meta, a vitória. O atleta é alguém que se envolve por horas em treinamento e dedicação na repetição dos exercícios. São horas e horas a cada dia, quase todos (ou todos) os dias da semana durante meses e anos, até a exaustão, com o propósito único de alcançar a coroa (medalha) da vitória.

Tal figura é usada por Paulo, para efeito de comparação com nossa jornada cristã. Claro que os atletas correm para alcançar uma medalha que acaba por perecer, enquanto a nossa é imarcescível e imperecível (I Pe. 5:4). A pergunta a ser feita é: essa figura é comparável com a minha realidade? Em meu viver cristão sou como um atleta, no sentido da dedicação, do empenho, da perseverança em manter-me firme no propósito de honrar ao Senhor? Trata-se de um grande desafio a mim, esta comparação com os atletas. Sinto-me envergonhado com este cotejo. Pois, nem de longe, me empenho ou me esforço na vida cristã como eles fazem em suas atividades e práticas esportivas. Claro que não serei salvo por minhas obras, nem levado ao céu por meu esforço, mas meu desenvolvimento cristão e maturidade na fé estão ligados ao meu empenho no uso diligente dos meios de graça dados por Deus à Sua Igreja. O desafio é grande de sermos como os atletas em sua dedicação, zelo e empenho em nossa relação e comunhão com o Senhor. Vamos enfrentar?

Rev. Paulo Audebert Delage


Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.