PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de agosto de 2012

AOS PAIS

ANO LXX - Domingo, 12 de agosto de 2012 - Nº 3485

AOS PAIS

"Fílhos. obedecei a vossos pais... pais não provoqueis à ira os filhos, mas criai os mesmos em disciplina e admoestação do Senhor”. (Efésios 6:1 e 4)

Neste dia em que se comemora o Dia dos Pais, faço lembrar este texto da lavra do apóstolo Paulo, no qual coloca alguns pontos quanto à relação pais-filhos.

Há, na lingua grega, uma distinção que não é possível ser feita no idioma português, mas, quando se tem tal percepção alguns aspectos são aclarados no texto. Vejamos:

Paulo ao falar que os filhos devem obedecer aos "pais", faz uso da palavra "goneusin", ou seja, sentido genérico que engloba o pai e a mãe, como no caso de "reunião de pais e mestres". Assim, os devem obedecer ao pai e à mãe, indistintamente.

Na sequência ao falar sobre o imperativo de criar (educar, instruir), o apóstolo usa outra palavra, a saber: "pateres”. Esta é especifica para designação de gênero, ou seja, trata-se de pai propriamente dito. Não é genérico ou abrangente (pai e mãe)I mas restritivo; pai.

No sentido acima colocado vê-se que a responsabilidade de criar os filhos (menino e menina) é do pai, e não da mãe. Como isso tem sido esquecido ao longo dos tempos. Houve mesmo uma inversão no processo, sendo que a educação, criação e instrução dos filhos foram repassadas às mães. Nós, os pais, diz o texto, devemos ter o cuidado de não provocarmos nossos filhos à ira, no sentido de não despertar neles a revolta por uma postura e atitude incompatíveis com nosso privilégio de pais. Devemos, também. tomar consciência e nos imbuirmos do senso de responsabilidade e privilégio em fazê-Ios instruídos e criados na disciplina e admoestação do Senhor, ou seja, na dimensão de uma vida temente a Deus. A criação dos filhos (instrução-educação) não é privilégio-responsabilidade da mãe, mas do pai.

No Dia dos Pais faço lembrar esta orientação de Paulo a todos nós que somos pais: criar nossos filhos no Senhor. O que foi dado a nós fazer, será requerido de nós e não de outro. O que foi determinado ao pai fazer, é de sua responsabilidade fazer e a mãe não será requerida pela negligência do pai, antes ele é quem dará contas diante do Tribunal de Deus. Parabéns e feliz Dia dos Pais.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.