PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de junho de 2012

A RIO MAIS VINTE

ANO LXX - Domingo, 17 de junho de 2012 - Nº 3477

A RIO MAIS VINTE
“A terra estava corrompida à vista de Deus...” ( Gn.6:11)

Estamos vivendo o tempo da Rio + 20. Trata-se de uma conferência mundial sobre as questões climáticas e ambientais, envolvendo nosso planeta quanto à utilização e conservação de seus recursos naturais, além de assuntos sobre emissão de poluentes e outros. O nome é devido à última conferência deste gênero realizada no Rio em 1992.

Não se pode negar a relevância em tratar tal assunto. As considerações nesta esfera são muito pertinentes e necessárias, pois se corre o risco de uma degradação ambiental sem precedentes, o que poderá gerar a destruição do planeta. Mobilizar as pessoas com relação a esses pontos é de vital importância para todos nós como integrantes deste ecossistema e “ocupantes” desta “nave” que é a terra.

Fico pensando, no entanto, sobre uma outra situação de degradação, corrupção e devastação de nosso planeta terra, ou seja, a devastação que atinge as estruturas morais e relacionais de nosso mundo. A escalada da violência por quase toda parte do planeta. A banalização da vida humana, o descaso com a pessoa na sua condição simples de gente. Campanhas que são feitas em favor das baleias, dos golfinhos, do rinoceronte branco, mas milhares de crianças morrendo de fome no Sudão, na Etiópia, regiões do Brasil, partes da América Latina, sem mobilização e investimento para salvar tais vidas.

O crescimento do tráfico de drogas e de armas e seus efeitos diretos ou colaterais como a prostituição, assaltos, roubos e outras mazelas, é outro ponto de degradação de nosso planeta em sua esfera não física-material. A crescente falta de liberdade imposta por governos totalitários (de uma ideologia ou outra) na esfera social, política ou religiosa. A intolerância que se agrava, acirrando o ódio entre os povos e entre os de um mesmo povo. Estes aspectos nos levam a temer pelo futuro de nosso planeta.

A preocupação justa em deixar aos nossos filhos um planeta melhor se vê na esfera da ecologia, mas não se percebe, com a mesma intensidade, na esfera da ética, da moral e dos costumes. Preservemos nosso planeta, contribuamos para sua recuperação ecológica e ambiental, mas sejamos agentes promovedores da recuperação da vida ética deste nosso desgastado planeta TERRA.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.