PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de junho de 2012

O CACHOEIRA, O SALMISTA E O SANTUÁRIO

ANO LXX - Domingo, 10 de junho de 2012 - Nº 3476

O CACHOEIRA, O SALMISTA E O SANTUÁRIO

Cachoeira, essa tem sido uma palavra muito ouvida nos últimos dias. O que sempre trouxe uma imagem de beleza natural, agora, é associada a mais um escândalo de corrupção do nosso país. Um bicheiro, que desejou ir além das apostas, negociando com o governo e se enriquecendo de maneira ilícita, através de obras superfaturadas, informações privilegiadas, entre outras ilegalidades. Como tantos outros que conhecemos.

Talvez, a sua indignação seja a mesma do salmista, no salmo 73, ao observar a prosperidade dos corruptos ele diz assim: “Pretensiosos e arrogantes, vestem-se com os insultos da última moda. Mimados e fartos, enfeitam-se com as tiaras da tolice. Eles zombam, usando palavras que ferem, utilizando-as também para intimidar... Os ímpios estão com tudo: alcançam sucesso e ajuntam riquezas.” (v. 6-12*)

Enquanto isso, nós trabalhadores, acordamos cedo, lutamos 8, 10, 12 horas por dia, pagamos nossos impostos e quando percebemos um mísero sinal justiça (CPI), frente a essa corrupção, ainda somos obrigados a presenciar uma sessão de silêncio sem nenhuma satisfação para a população. Novamente, o salmista abre seu coração e fala sobre essa impunidade: “Invejei os ímpios que tinham sucesso, que não tem com o que se preocupar e nenhum problema para resolver”. (v. 4,5)

Esse é o sentimento, se pensarmos que tudo se resume a esta vida, se pensarmos que Deus não se envolve com questões políticas, públicas e que espiritualidade tem a ver somente com os domingos e com a igreja. O salmista revela o sentimento de inveja, diante da prosperidade dessas pessoas que são intocáveis pela justiça dos homens, por isso seus pés quase vacilaram.

Enfim, Asafe percebe que tudo isso que aflige o seu coração, encontra paz quando ele entra no santuário de Deus. Quando ele entra em contato com o Senhor e percebe que Deus não deixará isso impune. E que o destino deles é “A estrada escorregadia em que os puseste, que termina com a colisão contra o muro das desilusões. Num piscar de olhos o desastre! Uma curva cega na escuridão, e será o pesadelo! Acordamos, esfregamos os olhos, e... nada. Não há nada para eles. Nunca houve.” (v. 17-20*)

Diante disso, termino com as palavras do salmista, “Mas para mim, estar na presença de Deus é inigualável” (v.28*).

Rev. Gustavo Bacha
*Versão da bíblia - A Mensagem

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.