PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de janeiro de 2012

PROVIDÊNCIA OU PREVIDÊNCIA?

ANO LXIX - Domingo, 08 de Janeiro de 2012 - Nº 3454

PROVIDÊNCIA OU PREVIDÊNCIA?
Lucas 14 : 28 - 29 e 12 : 22 - 26

Os textos acima assinalados nos falam sobre estas duas atitudes, às quais devemos devotar atenção. As duas palavras são muito parecidas, mas distintas em seu significado. Assim, quando você toma certas providências significa manifestar previdência. Veja esse exemplo: quando você faz a revisão do seu carro, indica o exercício da previdência.

É comum vermos muitos cometerem um erro afirmando que a fé dispensa a previdência. Esta afirmação não tem sustentação bíblica. Podem ser encontrados textos em que Jesus adverte para não andarmos ansiosos pela vida, mas Ele nunca nos conduziu à imprevidência ou irresponsabilidade. Devemos crer e confiar na ação providencial de Deus, mas esta providência não dispensa ou elimina nossa previdência.

Jesus, no caso de uma das tentações no deserto, seria imprevidente caso aceitasse a proposta diabólica de lançar-se do alto do templo, sob a alegação de que a Providência o ampararia em Sua queda. Nossa irresponsabilidade e desleixo não podem gerar constrangimento ao Senhor em nos amparar e socorrer.

Estamos começando um novo ano, devemos crer na Providência divina que nos ajuda e conduz, mas é necessário exercitarmos a previdência de modo responsável a não "tentarmos ao Senhor". Portanto, a providência de Deus não dispensa a previdência humana. Façamos como Neemias: "oramos ao Senhor e como proteção pusemos guardas contra eles" (Neemias 4:9). Cremos, assim, em um Deus providente, que nos ordena a que sejamos previdentes.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.