PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de março de 2011

ELEIÇÃO DE OFICIAIS (03)

ANO LXVIII - Domingo, 13 de março de 2011 - Nº 3411

Eleição de Oficiais

Neste primeiro semestre teremos eleição para presbíteros e diáconos na IPVM. Esta nossa primeira assembléia será para eleição de presbíteros, quando a igreja terá oportunidade de escolher oito(8) nomes, entre doze(12) irmãos que estarão postos como candidatos.

Vimos alguns aspectos sobre as características bíblicas do presbítero. A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, fala de assiduidade, pontualidade, honorabilidade, entre outros aspectos, mostrando a responsabilidade e relevância deste ofício. Algumas pessoas, entretanto, ainda perguntam quanto ao quê, efetivamente, o presbítero faz. O que se vê é apenas a distribuição dos elementos da Ceia do Senhor e participação na liturgia. Alguns pensam que seja isto, e a participação nas reuniões do conselho (uma vez por mês, normalmente). De fato, estas atividades são parte da função deles. Mas, o presbítero é, na verdade, agente de pastoreio da Igreja. Pedro assim entende e deixa claro em sua carta este fato (I Pedro 5:1-4). O presbítero é, portanto, alguém que pastoreia as ovelhas do rebanho. Alguém que ensina, instrui, orienta , auxilia, ajuda e socorre espiritualmente as ovelhas. Esta verdade é referida em nossa Constituição Presbiteriana, quando se diz que o presbítero deverá levar ao conhecimento do pastor, somente aquele caso que ele, presbítero, não conseguir resolver. Isto significa que o presbítero é quem primeiro trata o problema e busca resolvê-lo. Ele é o homem da solução e da ajuda. Somente não conseguindo resolver é que deverá levar ao pastor. Certamente é pessoa digna de confiança, a quem se pode expor uma situação de conflito pessoal ou de inquietação de alma, buscando com ele alcançar ajuda, socorro e solução. A função presbiterial é, portanto, acima de tudo, pastoral.

Analise este ponto. Reflita sobre o ofício do presbiterato e seu desempenho. Depois disto, ore ao Senhor com tremor e temor em seu coração. Coloque isto diante do Senhor e decida, dando seu voto. Perceba a importância e a responsabilidade que você, como ovelha e membro, tem ao eleger alguém, ou lhe dar seu voto. Medite. Ore. Compareça e vote com dependência plena do Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.