PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de janeiro de 2011

MAUS CONSELHOS (09)

ANO LXVIII - Domingo, 16 de janeiro de 2011 - Nº 3403

Então ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista” (Mateus 14:8).

A passagem a que se refere o texto citado acima é bastante conhecida dos que têm algum contato com a história bíblica. Trata-se da adolescente-jovem Salomé, que no dia do aniversário de Herodes, dança para ele e, por sua sensualidade, o deixa pasmo e envolvido. A mãe, Herodias, aproveita o momento para desferir golpe fatal contra seu opositor, o profeta João Batista, e aconselha a filha a pedir a cabeça deste santo homem de Deus. No que foi atendida pela filha em sua orientação e, por Herodes, em seu pedido.

Pacere-nos absurdo que uma mãe possa agir de modo tão vil, a ponto de nos revoltar ainda hoje, ao lermos tal história. Ficamos a pensar como uma mãe pode se utilizar de sua filha para alcançar intentos tão baixos e iníquos? Como pode orientar uma filha na direção da maldade e vileza, levando-a a pedir a morte de alguém? Como pode explorar a filha sexualmente com o fito de buscar conforto pessoal? O que aconteceu na história bíblica ainda continua ocorrendo. Desafortunadamente...

Quando lemos, ouvimos ou vemos notícias envolvendo casos em que mães exploram as próprias filhas, orientado-as a venderem-se (quando não são vendidas), ou introduzem-nas nas vias do crime e das drogas, ficamos chocados e revoltados. Somos então confrontados com o fato de que tal procedimento não é coisa, apenas, de nossos dias.

Que conselhos têm sido dados por nós a nossos filhos? Quanto temos buscado influenciá-los meramente para uma vida de conforto, vitória e sucesso humanos a qualquer custo? Nossas orientações e conselhos (ligados ao exemplo) são para levá-los ao compromisso da fé em Cristo e à simplicidade do cristianismo? Estamos mergulhados neste mar de consumo (que nos consome) e aconselhamos nossos filhos a que satisfaçam seus desejos e interesses, sem barreiras ou limites, pois o que importa é “ser feliz”? A remoção de “qualquer obstáculo” é válida e legítima, desde que gere a tranquilidade e o conforto pessoal, mesmo que minhas mãos, e daquele a quem aconselho, fiquem manchadas de pecado, iniquidade e sangue? Até onde meu conselho é, de fato, orientação de conformidade com o Senhor, ou mera projeção de meus desejos e interesses sobre meu filho? O Senhor nos ajude e nos guarde em nossas orientações e conselhos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.