PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de novembro de 2010

MAUS CONSELHOS (01)

ANO LXVIII - Domingo, 14 de novembro de 2010 - Nº 3394

MAUS CONSELHOS
"...porque sua mãe era quem o aconselhava a proceder iniquamente" (2Cr.22:3)

O texto acima transcrito traz algo que, para nós, parece ser inimaginável ou impensável. Mas, é verdade. A rainha mãe chamada Atalia aconselhava seu filho Acazias a realizar atos iníquos, a cometer injustiças e praticar imoralidades.

Essa referência quebra nosso paradigma materno, posto que apresenta uma mãe capaz de direcionar e conduzir seu próprio filho por caminhos escusos e ímpios. Ficamos abismados com tal atitude.

O pensamento de que tal postura é algo distante de nós, e que não se aplica ainda hoje, infelizmente não é tão verdade. Há muitas mães (e muitos pais) que conduzem suas filhas (e seus filhos) a realizarem atos que não são moralmente aceitáveis e admissíveis aos padrões da fé cristã. A ênfase ao visual e preocupação obsessiva com a estética, a condução à vaidade pelo uso exclusivo de marcas famosas e ostentação supérflua a qualquer custo, mesmo que sob pesado risco de endividamento e inadimplência, a visão estratificadora de castas ou camadas na sociedade levando ao tratamento, muitas vezes, desumano ou humilhante aos que estão postos como servidores, a condução ao envolvimento com o dinheiro e posição social com sacrifício da relação salutar do matrimônio, ou seja, o que importa é a condição social e o status econômico. Esses são alguns aspectos presentes em nossa sociedade e aos quais muitas mães estão conduzindo as filhas.

Isso é chocante. Mas, nossa sociedade ainda permanece com estas formas de conselhos hediondos e repugnantes, passados pelos pais aos filhos, levando-os a reproduzir comportamento segregacionista, anticristão e em desalinho com a vontade expressa do Senhor.

Tenhamos postura cristã para aconselharmos com sabedoria nossos filhos e filhas, com zelo do Senhor e fidelidade a Ele, a fim de não termos sobre nós o mesmo escrito que pesa contra Atalia: "sua mãe o aconselhava a proceder iniquamente".

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.