PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de novembro de 2010

E AGORA?

ANO LXVIII - Domingo, 07 de novembro de 2010 - Nº 3393

E AGORA? (Rm.13.1-7)

As eleições aconteceram. A Sra. Dilma foi eleita presidenta do Brasil. As especulações, indagações, tentativas de previsões sobre isto, aquilo ou aquilo outro, estão pululando por todo o canto. Não é diferente em nosso ambiente religioso – protestante, com a pergunta que dá título a este escrito: " E agora?"

Esta pergunta é a que me fiz e ainda faço, agora que as urnas confirmaram a vitória da Sra. Dilma. Não era a minha candidata, não lhe teria dado o meu voto, caso não houvesse justificado minha ausência a meu domicílio eleitoral. Como e o que devo fazer na condição de cristão frente a tal resultado? Algumas atitudes devem acompanhar-me e, também, aos demais cristãos.

1ª Consciência de que a autoridade constituída vem do Senhor: Esse conceito pode ser aplicável ao princípio geral (autoridade) como ao aspecto particular-individual (autoridades). Claro que há autoridades, as quais exercem a autoridade fora do padrão de Deus; o Senhor não só permite que lá estejam, mas, por várias vezes, vemos que Ele ali as coloca diretamente. Os exemplos bíblicos são vários e os da história da Igreja também. Assim, necessito entender que, quem está no poder, só está por concessão ou determinação de Deus e realizará Seu propósito eterno.

2ª Consciência da intercessão em favor de tais autoridades: Esse será sempre um grande desafio, sobretudo se as coisas não forem favoráveis, dentro da dimensão que imagino deveriam ser. Se houver situação de ação contrária às liberdades individuais e sociais, torna-se muito complicado orar por tais autoridades. Mas, é mandamento do Senhor (I Tm. 2.1-3). Tal prática não está ligada a favor apenas de quem seja bom e honrado; a intercessão e a oração não são apenas a favor destes, mas, também em prol dos não cordatos (I Pe. 2.18 e 19). Além disso, a orientação (determinação) do Senhor Jesus é a de se orar em favor daqueles que nos insultam e nos perseguem.

3ª Consciência de compromisso com Deus acima das autoridades humanas: A autoridade estabelecida por Deus, por meio da vida das autoridades constituídas, deve estar dentro do limite próprio de alçada de sua esfera e competência. Isso significa que as autoridades humanas também estão sob autoridade (divina), a qual lhes é superior. Desse modo, minha obediência maior é ao Senhor e à Sua Palavra e, caso as autoridades constituídas deixem sua área própria e resolvam extrapolar sua competência, determinando o que seja injusto, iníquo e contrário às Escrituras, estarei pronto à insubmissão e à desobediência civil, posto que a obediência é devida a Deus antes que aos homens. Falarei, agirei e me manifestarei contra tais medidas, inclusive com resistência pacífica, porém ativa e combativa.

"E agora?" Não sei. Deus o sabe. No entanto, seja de um modo ou de outro, importa que sejamos achados fiéis, servindo ao Senhor e sustentando os valores do Reino de Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.