PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de novembro de 2010

MAUS CONSELHOS (02)

ANO LXVIII - Domingo, 21 de novembro de 2010 - Nº 3395

"Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morre" (Jó 2.9)

Este conselho foi dado a Jó por sua mulher. A situação de Jó era aflitíssima, seus bens, filhos e saúde estavam arruinados, mas ele permanecia fiel a Deus e reconhecia que Deus lhe havia dado e agora tirara, e que bendito era o Nome do Senhor ( 1:21). Sua mulher não entendia a fidelidade de seu marido para com Deus e lhe dá este conselho inadequado, que, felizmente, não foi acatado por ele.

Muitas vezes pessoas que nos são próximas e chegadas não entendem nossa postura de fé e compromisso com Deus. Julgam que somos fanáticos, loucos e que nossa fé é um estorvo ou mesmo motivo de infelicidade. Neste sentido trazem a nós orientações ou conselhos que são insanos e inadequados a nós como cristãos. São como a mulher de Jó, que pensava não valer a pena ser fiel a um Deus que permite a incidência de tanta tragédia sobre sua vida.

Nosso contexto social é altamente impregnado de diretrizes ou conselhos desta mesma ordem. Pessoas, até mesmo da família, querem nos levar a entender que a postura contrária à vontade de Deus é a mais adequada e correta. Na esfera dos negócios, a orientação é para sermos como os demais e desconsiderar o que seja honesto e direito, já que o importante "é vencer e lucrar". Na área do compromisso conjugal é comum os conselhos para o caminho "mais fácil" da separação, ou ainda pior o da infidelidade para que o outro possa sentir "o mesmo gosto que eu senti". Amigos e amigas que abertamente indicam o princípio da propina, do suborno, da "maracutaia" sob a alegação de que "todo mundo faz", ou então, de que "se não fizer não se consegue". São como a mulher de Jó.

Rejeitar tal forma de conselho é o que se espera de nós como cristãos. Não é fácil assumir a postura de fidelidade a Deus em contraposição à corrente dominante de comportamento social em nossos dias. Mas, é preciso respondermos como Jó e não pecarmos contra o Senhor nosso Deus (v. 10). Bendito seja o Nome do Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.