PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de outubro de 2010

AI (43)

ANO LXVIII - Domingo, 17 de outubro de 2010 - Nº 3390

"Ainda que venham a criar seus filhos, eu os privarei deles, para que não fique nenhum homem. Ai deles! Quando deles me apartar" (Oséias 9.12)

Uma das leis determinantes da natureza é a da semeadura, ou seja, aquilo que se semeia é o que se vai colher, o que se planta é o que se colhe. Ao se fazer a leitura do texto do profeta Oséias, vê-se uma situação aflitiva endereçada aos pais; a privação da presença dos filhos. Mesmo que se conseguisse criar os filhos, estes tais seriam subtraídos a seus pais por causa da ação de exércitos estrangeiros, que matariam ou levariam cativos os filhos que fossem criados. Uma verdadeira tragédia. Ficamos a pensar: que coisa terrível. Mas, este é o resultado. Qual a causa?

O profeta deixa claro que tal fato se daria com Israel no momento em que o Senhor se afastasse, ou voltasse "as costas" ao Seu povo, em uma ação de disciplina. O povo, já de muito, havia se afastado dEle e abandonara Aquele que o havia escolhido e chamado. O Senhor, por sua vez, ainda se mantinha ligado ao povo, devido à Sua paciência e longanimidade. Mas, a advertência estava posta: "ai deles quando deles me apartar".

Não se pode esperar receber outra coisa, a não ser a consequente tragédia pela atitude de abandonar o Senhor, a saber, ser abandonado por Ele. A sociedade moderna (ou pós-moderna) O tem abandonado e negado, assumindo um distanciamento dos valores estabelecidos por Ele mediante os ensinos de seus profetas, apóstolos e, sobretudo, Seu próprio Filho. Deus tem entregue os homens à sua própria decisão, os tem abandonado. Têm eles colhido o fruto desta semeadura de rebeldia e rejeição a Deus e Sua Palavra, e ainda ficam indagando e questionando tantas vezes: por quê, por quê? Isso se dá, inclusive, com algumas "igrejas" chamadas cristãs.

É pesaroso ao coração crente ver a situação daqueles que deixam o Senhor e são, por conseguinte, abandonados por Ele. Mas, Ele mesmo nos adverte por boca do apóstolo: "...de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas,6:7). A Ele nos apeguemos e jamais O deixemos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.