PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de setembro de 2010

AI (40)

ANO LXVIII - Domingo, 26 de setembro de 2010 - Nº 3387

"Ai do que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego algum" (Habacuque, 2:19)

O tema do profeta Habacuque passa do social (6, 9, 12) e relacional(15) para a esfera religiosa ou espiritual, ao tratar agora da questão ligada à manifestação da idolatria, ou do vínculo com ídolos. A linguagem do profeta é sarcástica, irônica e provocante. Em nosso contexto social sua atitude seria recriminável e "não estaria politicamente correta". No entanto, o compromisso com a verdade e o imperativo de alertar contra o risco do erro, são muito maiores que a polidez social e o recato formal.

O arauto do Senhor fala dos ídolos de pau e pedra como absolutamente incapazes de expressar qualquer sentimento. São inertes, imóveis, sem vida. Esperar deles (ou do que fazem representação) alguma forma de ajuda, socorro, amparo ou ensino é, na visão do profeta, totalmente sem sentido. O ídolo (a imagem) não ouvirá, não falará, não andará, não socorrerá e não ensinará.

Alega-se, muitas vezes, que não é a imagem ou o ídolo, mas aquele que por ele é representado, que nos vai ajudar e auxiliar. Há quem assim entenda e assim creia. No entanto, a Escritura diz que nosso socorro e ajuda vem tão somente do Senhor em quem esperamos (Salmo 62: 1 ; Atos 4: 12); nem o ídolo, nem aquilo ou aquele que ele está representando. Nossa relação de dependência de graça, misericórdia e bondade (na esfera da fé) deve ser apenas para com o Senhor. Caso haja interposição de algo ou alguém com representação física (ou mental) a quem nos dirijamos, que não seja o Senhor, essa atitude é manifestação de idolatria, quebrando o segundo mandamento expresso pelo Senhor.

Milhares de milhares estão mergulhados neste erro, envolvidos neste modo impróprio de relacionar-se com o mundo espiritual. Estão, infelizmente, debaixo desta exclamação: "Ai dos que assim fazem". Deus tenha misericórdia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.