PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de novembro de 2003

TARDIOS EM IRAR-SE

ANO LXI - Domingo, 16 de novembro de 2003 - No 3029

TARDIOS EM IRAR-SE

"O iracundo levanta contendas,
e o furioso multiplica as transgressões" Pv 29.22

Estamos vivendo a "era do rancor, da fúria". Tiago nos ensina que a ira produz uma vida que não é aceitável nem agradável a Deus. Ele diz: "Se alguém supõe ser religioso deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã" (1.26).

Todos nós sabemos, por experiência própria, que a ira nos leva a fazer o que é errado. Na maioria das vezes justificamos que nosso problema não é com a ira, e, sim, com as circunstâncias que enfrentamos diariamente. Mas, bem lá no fundo da nossa mente, sabemos que manter a raiva sob controle não exige mudar as circunstâncias e sim as nossas atitudes. Tiago pede aos cristãos: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (1.19).

A Bíblia alerta para os danos que a ira pode causar. Geralmente a ira nos coloca em situações vexatórias, encrencas, prejudica nossa vida espiritual, fere os outros e ofende a Deus. A Bíblia fala que podemos ficar irados e não pecar. Mas a maioria não consegue ficar irada sem pecar. Quando estamos irados freqüentemente pecamos dizendo palavrões, fazendo ameaças, brigando ou alimentando um sentimento de ódio e desejo de vingança. A ira leva à amargura, à falta de esperança e até mesmo à doença. E, por que não, à morte. A ira pode levar uma pessoa a cometer suicídio ou assassinato.

Se ficamos irados com facilidade, alguma coisa está errada. É bom analisar: que tipo de coisas nos deixam irados? Nós nos irritamos quando os outros não fazem as coisas como nós queremos ou não concordam com as nossas idéias? Ficamos irados com os erros que cometemos? Quem se ira com facilidade faz papel de bobo e trilha os caminhos da estupidez.

Devemos controlar nossa ira ou vamos passar a vida inteira pedindo perdão aos outros, se tivermos hombridade moral, ou a Deus em nossas orações silenciosas. Uma boa maneira de vencer a ira é viver pelo Espírito, recuperando a auto-estima e não satisfazendo os impulsos da carne. Afinal, o fruto do Espírito é, entre tantas outras coisas, mansidão e domínio próprio. (Gl 5.16,22).

(Compilado de Cada Dia, edição de julho de 2003)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.