PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de novembro de 2003

SANTIFICAÇÃO E FIDELIDADE

ANO LXI - Domingo, 23 de novembro de 2003 - No 3030

SANTIFICAÇÃO E FIDELIDADE

Há íntima relação entre santificação e fidelidade a Deus. Isto pode ser visto nas Escrituras, na vida da Igreja e na experiência pessoal do cristão. Um cristão verdadeiro sempre compreenderá que fidelidade a Deus faz parte da santificação. E fidelidade ao Senhor se manifesta no falar e no agir, no crer e no contribuir. Quem é fiel a Deus não consegue reter o dízimo para si, pelo contrário o entrega zelosa e pontualmente. É expressão de fé e de gratidão, elementos essenciais da nossa santificação.

Há pessoas na Igreja que não suportam considerações desta natureza, pois tais considerações lhes atingem no ponto mais vulnerável de sua vida cristã: fidelidade nos dízimos. Contudo há igrejas que enfrentam dificuldades financeiras exatamente por falta de fidelidade dos crentes, que sempre se desculpam, não porque não podem, mas porque não são fiéis ao Senhor na consagração dos dízimos. E não entendem por que sua santificação não acontece!

Não consta que alguma igreja tenha de chamar algum membro a prestar conta de sua fidelidade, pois é uma questão a ser tratada entre o cristão e Deus. Dizer a si mesmo ou à igreja que não pode dar o dízimo é fácil e muito cômodo. Mas dizer ao Senhor, a quem falamos e buscamos a bênção da santificação, e de quem recebemos tudo o que temos, não é a mesma cousa. Ele conhece a nossa real situação e as intenções do nosso coração. E Ele, além de conhecer, nos pede contas e nos persuade a prová-lo em sua misericórdia: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida" (Ml 3.10).

Podemos tentar entorpecer a nossa consciência alegando que o dízimo é coisa da lei e que agora vivemos na dispensação da graça. Abraão, nosso pai na fé, centenas de anos antes da lei honrou ao Senhor com sua fidelidade na entrega do dízimo. Jesus repreendendo os fariseus, observadores da lei, falou-lhes no tempo da graça: "Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas cousas, sem omitir aquelas" (Lc 11.42).

Irmãos, busquemos a santificação "sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14), porém não nos esqueçamos de que Deus não admite nem tolera a falsa santificação, identificada pela falta de fidelidade.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.