PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de novembro de 2003

FALSA HUMILDADE OU O ENGANO DA APARÊNCIA

ANO LXI - Domingo, 09 de novembro de 2003 - No 3028

FALSA HUMILDADE OU O ENGANO DA APARÊNCIA

"Ninguém se faça árbitro contra vós outros,
pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões,
enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal..." Cl 2.18

Recife é conhecida por suas pontes e praias de águas mornas. Poucos, porém, sabem da poesia de suas ruas: Jasmim, Aurora, do Sol, do Sossego, da Paz, da Saudade, da União, etc. Além disso há outras cousas pitorescas como o Íbis, o time de futebol que foi para o Guiness Book como o maior perdedor do mundo! Pitorescos são também os seus restaurantes: Buraco da Otília, Parraxaxá, Chica Pitanga, Tio Pepe e outros mais. No meu tempo de garoto havia um restaurante conhecido como "Zé do Bode, a pior comida do Recife". E o seu proprietário afirmava que o serviço ainda era pior que a comida. Na realidade a comida era muito boa, farta, bem temperada, com uma sobremesa especial de queijo com melaço de cana. O ambiente era simples e o preço razoável.

O nome era apenas um truque. Por trás daquela aparente humildade estava a vaidade de ter uma grande clientela. Sua estratégia de marketing funcionou. Clientes que iam só por curiosidade, logo voltavam trazendo convidados.

Essa modalidade criativa de negócio me lembra de uma prática religiosa descrita pelo apóstolo Paulo no capítulo 2 de sua Carta aos Colossenses. Nesse texto Paulo nos adverte quanto à possibilidade de sermos enganados por irmãos que parecem muito consagrados e humildes. Parecem, mas, na realidade estão querendo apenas satisfazer seus próprios e inconfessáveis interesses. Tais pessoas são capazes de grandes extremos para vender a imagem de humildade. Suas ações, entretanto, servem apenas de fachada para esconder orgulho e autopromoção.

Anos atrás o Rv. Alceu Cunha foi submetido a uma delicada intervenção cirúrgica. Ainda no hospital, observando rigoroso repouso, recebeu a visita de um desconhecido 'missionário' que chegou com a intenção de orar por ele e ungi-lo com um "santo óleo". A esposa do Rv. Alceu informou ao insistente visitante que ele podia orar, mas dispensava a "unção" que não havia sido solicitada. Indignado o santo homem bateu o pé no chão e disse: "Se não ungir também não oro. E o que acontecer com ele a culpa será da senhora". Graças a Deus o Rv. Alceu recebeu alta e continua pregando o Evangelho de Cristo.

Queridos, cuidado com a falsa humildade. Cuidado com o engano da aparência. Há muitos 'denorex' por aí. Por outro lado, sejamos honestos diante do Senhor. Nossa humildade e abnegação devem ser motivadas por real submissão a Cristo e não por uma estratégia para obter lucro ou projeção pessoal. Lembrem-se, é impossível glorificar a sim próprio e a Cristo ao mesmo tempo.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.