PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de outubro de 2009

AI (3)

ANO LXVII - Domingo, 18 de outubro de 2009 - Nº 3338

"...ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá que o levante". (Ec. 4:10)

Há medos e temores que assolam a mente e o coração humanos. São circunstâncias, fatos e ocasiões que nos fazem estremecer, quando pensamos nelas. Um destes grandes temores é, sem dúvida, a solidão.

O escritor de Eclesiastes fala sobre isto e afirma a infelicidade e tristeza do que está só. Ele tece alguns paralelos entre o que tem a solidariedade e companhia, e aquele que é desprovido de ambas. Lamenta, profundamente, a situação deste último.

Sua atenção se volta para o desalento daquele que não pode contar com ninguém para dar-lhe a mão, não tem quem lhe possa apoiar e, pior, levantá-lo ao cair. A solidão é aflitiva, e nosso mundo vai caminhando para o estabelecimento cada vez mais acentuado da condição de solidão. As pessoas vão ficando mais e mais mergulhadas na solitude. Podem até não ser solitários, mas estão sofrendo a angústia da solidão.

Vamos ouvindo mais e mais: "Eu saio, me divirto, brinco, jogo, mas ao retornar para casa vem a angústia, pois ainda estou e continuo só". Pessoas choram nestas condições tristes de existência. Plantaram isso? Não sei. Mas, estão sós.

Feliz aquele(a) que tem a Cristo como companheiro e amigo, com quem poder falar, diante de quem pode chorar e ser consolado(a) e, sobretudo, ser assistido e levantado. "Eis que estou contigo todos os dias..." (Mt. 28:20).

No entanto, as pessoas precisam de companhia humana, por isso, nós cristãos, devemos procurar oferecer nosso apoio e companhia aos que estão sozinhos e solitários, seja em suas casas, instituições de amparo, hospitais ou outros. Não ouçamos, nem permitamos que seja ouvido: "ai deste(a) que está só".

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.