PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de janeiro de 2009

BEM-AVENTURADO (19)

ANO LXVII - Domingo, 18 de janeiro de 2009 - Nº 3299

"Bem-aventurado o que espera e chega até..." (Daniel 12:12)

Esta bem-aventurança encontra-se inserida no final do livro de profecias de Daniel. Este livro é uma espécie de Apocalipse do Antigo Testamento, com muitas figuras e imagens que acabam por misturar o futuro histórico próximo e o futuro escatológico distante. Figuras à parte e interpretações escatológicas deixadas de lado, interessa-nos apenas o aspecto do motivo da bem-aventurança.

Esperar e chegar até . Esta é a essência da passagem que gera a beatitude. Há implicação de que se tem alvo ou objetivo a ser alcançado e atingido. As metas existem e são importantes na formulação de nosso viver, a fim de não andarmos sem propósito ou "dando murros no ar". (I Co.9:26).

Há os que são contrários ao estabelecimento de metas ou objetivos no âmbito da vida cristã e mesmo da Igreja. Claro fica que, se não temos um alvo a ser alcançado , é muito confortável, já que não deixamos de cumprir o que objetivávamos, uma vez que não objetivávamos coisa alguma. Assim, leva-se a vida, ou melhor, deixa-se levar pela vida.

A idéia de esperar no texto não é de imobilidade, mas de movimento, ação. É espera dinâmica, "chegar até". Perseverar em caminhar e prosseguir. Este é o desafio ao cristão em meio a um contexto adverso e de oposição acirrada. Espere (indo) até chegar.

A tendência comum é imaginar que perseverar é sinônimo de estacionar, estagnar, parar. Esta não é a realidade. A vida (inclusive a vida cristã e suas demandas) é dinâmica e a premiação se dá ao final da jornada, ao término da caminhada. Parar antes, é não completar a carreira, é desistir e "pendurar as armas". Neste sentido o Senhor Jesus faz coro com a profecia de Daniel ao dizer: "Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mateus 24:13).

Esperemos, não estagnados e parados, mas perseverando em caminhar e assim "chegar até" o alvo proposto.

Seja sobre nós a graça do Senhor.

Rv. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.