PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de janeiro de 2009

BEM-AVENTURADO (18)

ANO LXVII - Domingo, 11 de janeiro de 2009 - Nº 3298

"Bem-aventurado o homem que[...]se guarda de profanar o sábado, e guarda sua mão de cometer algum mal" (Isaías,56:2) .

O assunto desta bem-aventuranç a é a observância (ou não profanação) do sábado. Devemos, antes de mais nada , esclarecer que não se trata aqui do dia apontado no calendário, ao qual se dá o nome de sábado. Há países em que este dia tem outro nome. Trata-se, portanto, do "dia de descanso", uma vez que a tradução da palavra "sábado" é descanso. Deve-se notar que há referência na Bíblia a "sábados", ou seja dias de descanso, e de caráter distintivo sacralizante. Havia até mesmo um "ano sabático", ou seja um ano inteiro de descanso.

No judaismo ainda se mantém a observância de guarda do sétimo dia, para culto e adoração a Javé (Jeová). Também os Adventistas do Sétimo Dia mantêm esta prática e se aferram neste ponto como um dos fundamentais.

A cristandade, de modo geral, busca entender que tal manifestação do Senhor é o estabelecimento de um "tempo sagrado", em distinção ao profano e secular. Nós reformados seguimos a tradição bíblica-cristã da observância do domingo (significa "do Senhor"), ou o primeiro dia da semana. Claro que o sentido de observância de nossa parte não é o dos judeus em relação ao sábado, já que para nós a salvação não é por guarda de dias ou coisas assim.

Pode-se ver a orientação dos reformadores calvinistas expressa na Confissão de Fé de Westminster capítulo XXI ítens VII e VIII onde se ensina a necessidade de abstinência de práticas "de negócios ordinários" (inclusive recreações) e "ocupam todo o tempo em exercícios públicos e particulares de culto e nos deveres de necessidade e de misericórdia" .

De fato, aquele que guarda este descanso é bem-aventurado (ditoso), porque o emprega para adorar e servir, de modo especial, ao Senhor e, também, pelo fato de dar a si mesmo o repouso próprio e necessário como ser humano. A sabedoria de Deus é plena e Ele, que nos criou, sabe que necessitamos de um descanso para restauração de nossa energia, ou haverá um desgaste execessivo de nossa estrutura com a cobrança deste "sobre-uso". Guardar o descanso não é só religião, é também saúde e ciência.

Seja bem-aventurado observando e guardando um dia de descanso, como preceito e orientação do Senhor, usando-o para a participação no Serviço do Senhor.

Rv. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.