PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de outubro de 2007

PROMOVENDO A ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS (5)

ANO LXV - Domingo, 28 de Outubro de 2007 - Nº 3235

"Promovendo a eleição de presbíteros" (Atos 14: 23)

Teremos hoje a oportunidade de eleger 05 irmãos para o exercício do presbiterato da nossa querida IPVM. Sem dúvida é momento de elevada importância para a vida da igreja, já que se trata de homens que estabelecerão as diretrizes e rumos a serem tomados por nossa comunidade. Nosso privilégio é muito grande, mas não menor nossa responsabilidade.

A escolha dos nomes tem normas e regras prescritas e determinadas, sendo que algumas delas emanam do conselho da igreja (artigo 111 C IPB) tais como: número de candidatos, tipo de cédula, norma de desempate, etc. Outras determinações vêm dos concílios superiores inclusive o Supremo Concílio. Neste sentido nossa Assembléia Maior determinou que as assembléias das igrejas não podem ser iniciadas sem o número legal exigido para o quorum, que é de 1/3 dos membros residentes na sede(artigo 6º dos estatutos da igreja). Portanto, o funcionamento só poderá ocorrer se, ao tempo determinado na convocação, houver quorum legal. Então a sistemática observada atualmente não é "modismo" ou "inexperiência" ou mesmo "incompetência" de quem está conduzindo a assembléia. Trata-se de sujeição às normas estabelecidas e assentadas, as quais têm que ser observadas e cumpridas, sob risco ou pena de nulidade imposta pelo presbitério ao examinar a ata que vai transcrita no livro do conselho da igreja e encaminhado ao presbitério.

Temos neste domingo a segunda convocação que dispensa número determinado para quorum de funcionamento. Isto significa que à hora determinada (10:30 h) iniciaremos a assembléia com o número de membros constante na lista de presença. Portanto, é imprescindível que OS MEMBROS COMUNGANTES ASSINEM A LISTA DE PRESENÇA, ESTANDO NO TEMPLO, SALÃO SOCIAL OU EM OUTRA DEPENDÊNCIA DA IGREJA. Se aquele que for membro da IPVM não assinar, NÃO PODERÁ VOTAR. Desta forma , solicitamos que NÃO ENTREM SEM REGISTRAR SUA PRESENÇA NA LISTA DE CHAMADA. Por que precisamos deste controle, uma vez que não há necessidade de quorum? É necessário para se conhecer o coeficiente para eleição, ou seja, quantos votos são necessários para que alguém seja declarado eleito, isto é, temos que saber o número que manifesta a maioria de votantes. Com tais esclarecimentos espero que tenhamos uma boa e tranqüila assembléia com a graça e a direção de Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.