PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de fevereiro de 2007

CARNAVAL: CINCO DIAS DE INTENSA BATALHA ESPIRITUAL

ANO LXIV - Domingo, 18 de fevereiro de 2007 - Nº 3199

CARNAVAL: CINCO DIAS DE INTENSA BATALHA ESPIRITUAL

Várias são as explicações da origem da palavra “carnaval”. Atualmente a mais aceita é a que liga a palavra "carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.

A famosa poetisa Cecília Meireles (1901-1964) retrata, do ponto de vista secular, a respeito desta data “insigne”, porém efêmera: “Terminado o Carnaval, eis que nos encontramos com os seus melancólicos despojos: pelas ruas desertas, os pavilhões, arquibancadas e passarelas são uns tristes esqueletos de madeira; oscilam no ar farrapos de ornamentos sem sentido, magros, amarelos e encarnados, batidos pelo vento, enrodilhados em suas cordas; torres coloridas, como desmesurados brinquedos, sustentam-se de pé, intrusas, anômalas, entre as árvores e os postes. Acabou-se o artifício, desmanchou-se a mágica, volta-se à realidade".

Do ponto de vista bíblico e segundo o registro de Lucas 22:53, o período de “Carnaval” pode ser comparado ao que o Senhor Jesus descreveu como sendo “a hora e o poder das trevas”. É a predominância da devassidão, da luxúria, quando a cidade assume a identidade e características de “Sodoma e Gomorra”. Tudo acontecendo de maneira cada vez mais explícita, mais despudorada, sem arrependimento, sem constrangimento, sem ninguém mais se importando em manter as aparências. È a hora em que o Brasil de fato “jaz no Maligno”. É quando os “carnavalescos prostrados adoram a Satanás”.

Mas em meio a este intenso frenesi de paixões, orgias, glutonarias, bebedices desenfreadas, e em detestáveis idolatrias, firmada sobre a Rocha, está assentada a gloriosa Igreja de Jesus. Os adoradores do Aba Pai crêem nas palavras de Jesus: “mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 6:33).

Enquanto o mundo extasiado está sorvendo o “cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição”, e o Estado dá sua modesta contribuição, distribuindo gratuitamente centenas de milhares de preservativos à população, uma poderosa Igreja militante ergue-se altaneira, proclamando: “A Igreja de Jesus, é o sal da terra; o sal da Igreja de Jesus é sal sápido”. A Igreja é o purificador e o preservativo moral em um mundo onde os padrões morais são baixos, instáveis ou mesmo inexistentes.

A Igreja de Jesus possui a realidade daquilo que professa, da mesma forma que o sal apresenta a propriedade que esperamos dele. Ela é a “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.

Queremos neste espaço, homenagear a nossa UMP, que nestes cinco dias, onde nas ruas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, entre outras, imperam “trevas, e nuvens, e escuridão”, nossos jovens alojaram-se lá no RECANTO PRESBITERIANO REV. PÉRCIO GOMES DE DEUS, na cidade de Tietê. Estão reunidos onde Jesus aparece magnificente: sobrevestido de glória e majestade, onde o principal objetivo é mostrar, ao vivo e em cores, a Satanás, que os moços e moças da nossa UMP têm vencido o Maligno.

Ali nossos jovens se reciclam, se disciplinam, estudam, meditam na Palavra e testificam, serem o sal da terra; adquirem aptidão para dar seu testemunho de fé, e ao mesmo tempo rogam ao Espírito que a luz que emitem ao seu redor, tenha origem Naquele que é supremamente a Luz do mundo.

Quando nossos jovens voltarem do “acampamento”, devem viver, estudar e trabalhar em lugares onde sua influência seja sentida, e que a luz da verdadeira bondade cristã, possa expressar-se em atos reais de gentileza e serviço; que os nossos jovens estejam perfeitamente habilitados, aptos a levar esperança e soerguimento a outros tantos jovens “do lado de lá”, que precisam conhecer Jesus, para que eles um dia também possam dar honra e louvor ao Doador desta maravilhosa luz.

Quando eu pensava como daria o fecho final para esta palavra pastoral, veio-me à mente o diretor de uma famosa Escola de Samba, cuja mente por muitos anos foi privada da verdade, mas que um dia, pela graça irresistível do nosso Deus, ele conheceu a Verdade; ele e toda sua casa foram libertos por Jesus, e tiveram um encontro real com o Deus dos impossíveis.

Há vários anos este nosso irmão exerce o oficialato aqui na IPVM. Louvado seja Deus, que mesmo na mais cruenta batalha espiritual, em Jesus, nós somos mais do que vencedores, não apenas nestes poucos cinco dias de batalha, mas sempre! Aleluia! Amém!

Pb. Nelson Schlittler

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.