PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de setembro de 2006

PASTORAL À IGREJA

ANO LXIV - Domingo, 03 de setembro de 2006 - No 3175

PASTORAL À IGREJA

O sistema de governo Presbiteriano é fantástico.Trata-se de uma teocracia comunitária.É quase perfeito, pois está embasado na Palavra de Deus.

Cremos que o povo escolhido é espiritual e diretamente dirigido pelo Seu Senhor e Cabeça, Jesus Cristo, mediante o Espírito Santo que, habita a Igreja e reside em cada crente.

Cremos também, que Cristo dirige e governa Sua Igreja, em primeiro lugar de forma direta, sem mediadores, intermediários etc. Em segundo lugar, Ele a governa por meio dos Seus ministros, eleitos, vocacionados para o ministério. Deus indica estes ministros por meio da Assembléia dos Santos. Deus os escolhe pelo voto de seus escolhidos.

Professamos e cremos que: "O poder da igreja é espiritual e administrativo, residindo na corporação, isto é, nos que governam e nos que são governados" (Cap.I art.3º. caput).

A autoridade dos que governam (presbíteros e pastores) emana da Assembléia por eleição. Somente o Pastor pode ser efetivado pela Assembléia ou pelo Presbitério.

Quanto a autoridade dos membros da Igreja, isto é, dos governados ela é e deve ser exercida em Assembléia.

A Assembléia elege e constitui o Conselho, a Junta Diaconal e institui o pastorado efetivo, sempre por eleição.

A Assembléia Geral Extraordinária reúne-se para: "Eleger Pastores, Presbíteros e Diáconos, conferindo-lhes, nos termos constitucionais, seus mandatos" e "pedir a exoneração deles ou opinar a respeito, quando solicitada pelo Conselho". Isto significa que o Conselho pode decidir exonerar o pastor, presbíteros e diáconos, mas terá que solicitar o referendo da Assembléia ou requerer que a Assembléia exonere o pastor, presbítero ou diácono por voto da maioria. A dissolução de vínculos pastorais com a Igreja, quando o pastor for eleito, em qualquer hipótese, só poderá ocorrer pelo voto da Assembléia que o elegeu.

Portanto, ao Conselho, responsável pela regência da Igreja, compete selecionar os ministros a serem convidados para concorrer, em eleição livre e democrática, ao pastorado da igreja, orientando-se pelos seguintes critérios, dos quais todos os candidatos deverão ser possuidores: Experiência pastoral, fidelidade comprovada à doutrina e à disciplina e ao governo da IP do Brasil, bom testemunho cristão, moralidade irrepreensível,excelente formação teológica, enquadramento na teologia Reformada e Calvinista e praticante de uma Eclesiologia Ortodoxa.

Participantes que somos deste sistema maravilhoso de governo, cabe a nós, submissão ás decisões conciliares.

Conclamo a querida IPVM, neste momento de transição pastoral, a uma busca ainda maior da orientação de Deus, em jejum e oração, e a permanecer em Paz, aguardando o que Deus tem reservado para sua preciosa IPVM.

Rev. Rubens

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.