PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de setembro de 2005

UMA VIDA COMPLETA

ANO LXIII - Domingo, 25 de setembro de 2005 - No 3126

UMA VIDA COMPLETA

Em Gênesis 12.8, Deus entrou em aliança com Abrão, ordenando-lhe que saísse de sua terra e de sua parentela e fosse para uma terra para a qual ele seria guiado. Juntamente com esta ordem Deus lhe fez promessas de grande significado e alcance.

Nosso irmão na fé não titubeou e nem consultou ninguém, mas tomando seus bens e os parentes mais próximos, que estavam com ele, foi para a terra de Canaã, habitada pelos cananeus. Tendo chegado àquele lugar o texto nos diz que ele armou ali a sua tenda. Isto nos indica que o servo de Deus encontrou o lugar que serviria para sua habitação, sob as ordens de Deus e que se organizou em termos de família.

Lembre-se que ele não precisava alugar casa, pois morava em tendas, nem procurar escola para os filhos, pois não os tinha, entretanto, todo ser humano precisa ter uma vida digna e para isso é necessário, entre outras coisas, que ele tenha um cantinho seu, para onde voltar todos os dias, e que lhe sirva de referência e abrigo.

Entretanto, não é só disso que o ser humano precisa e, assim sendo, o texto afirma que Abrão edificou um altar ao Senhor. O altar era, para aquele servo, a forma de manter comunhão com Deus porque os sacrifícios eram a forma de remir o pecador e fazê-lo aceitável na presença do Senhor. Assim, perto de sua casa, num lugar acessível, Abrão criou condições para se relacionar com o Deus que o chamara e que o conduzira até aquele lugar e aquele momento.

Finalmente, ter o lugar de adoração não basta, se não dedico o meu próprio ser e parte do meu tempo para adorar ao Senhor. Desta forma o texto indica que Abrão "invocou o nome do Senhor" ou seja, prestou-lhe obediente e sincero culto. Se você observar Gênesis 13.4-5, verá que mesmo depois de rico, quando Abrão volta aquele lugar, depois de peregrinar pelo Egito, chegando no altar ele, de novo, invoca o nome do Senhor. Isto nos mostra que o culto para aquele homem não era ocasional e sim um hábito de vida.

Será que isso mexe conosco? Temos cuidado de tudo que se relaciona com nosso conforto em nossos lares e temos escolhido também um lugar onde prestar culto ao Senhor. Embora a adoração não possa se resumir apenas às horas em que estamos todos juntos, que todos possamos invocar o nome do Senhor nos cultos da IPVM.

Rev. George Alberto Canêlhas
Extraído do site da Igreja Presbiteriana da Lapa

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.