PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de setembro de 2005

DÁ-NOS UM SINAL

ANO LXIII - Domingo, 11 de setembro de 2005 - No 3124

DÁ-NOS UM SINAL

É difícil para o ser humano crer sem ver. Ele exige ver para poder crer. Cristo inverte esta filosofia dizendo: "Marta, se creres, verás..." A Tomé Ele diz: "Felizes os que não viram mas creram..." À geração que clamava, queremos um sinal, Cristo responde: "Geração má e adúltera, nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas."

O incrédulo quer ver, insiste em sinais. Vejam o ladrão na cruz, morrendo ainda quer um sinal: "Desce da cruz para que vejamos e creiamos..." (Mc. 15:32). Assustadora é a atitude do rico na parábola (O rico e Lázaro). Depois de morto, ainda continua crendo em sinais. Discute com o Pai Abrahão, dizendo: "Não, Pai Abrahão, se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão." Alguém dentro do inferno, tentando mudar o sistema simples da pura pregação bíblica, por milagres visíveis. Responde o Pai Abrahão: "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir ainda que ressuscite alguém dos mortos."

O argumento daqueles que continuam achando que são as emoções, sentimentos e os sentidos, isto é, o ver, que irão salvar e não se contentam com a pura e simples pregação de "Moisés e os profetas", agora acrescentada do Novo Testamento, baseia-se em Marcos 16:17 - "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem." Eis os sinais: expelir demônios, falar línguas, pegar em serpentes, beber veneno e por último impor as mãos e curar.

Perguntamos: Por que os promotores de sinais não seguem a seqüência bíblica, primeiro pegando em serpentes e bebendo veneno em público? Curar vem em último lugar.

O texto de Marcos 16, vers. 20, dá o sentido e a explicação da necessidade de sinais naquela época, isto é, a Palavra do Novo Testamento tinha que ser validada: confirmada! E é por isso que o texto diz: "Partindo, pregaram... e cooperando com eles o Senhor, e confirmando a Palavra por meio de sinais..." Hoje, a Palavra de Deus já foi confirmada, bastando crer sem ver. "A fé vem pelo ouvir... da Palavra de Deus..."


Paulo enfrentou esse problema quando registrou: "Aprouve a Deus salvar aos que crêem, pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos sabedoria. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gregos." I Co 1:21-23. Paulo não se preocupa com aquilo que agradaria aos judeus (sinais) e nem aos gregos (sabedoria), mas afirma: "na loucura da pregação anuncio o Cristo crucificado."

Esqueçamos esta geração má e adúltera que quer sinais e ouçamos Cristo dizendo: "Bem-aventurados os que não viram e creram." Jo 20:29

Rev. Rubens

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.