PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de setembro de 2005

HOMENAGEM AOS PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL

ANO LXIII - Domingo, 18 de setembro de 2005 - No 3125

Homenagem aos professores da Escola Dominical

Na segunda metade do século XVIII, em razão do desenvolvimento das máquinas à vapor e conseqüente proliferação de diversas indústrias, aconteceu na Europa o que chamamos de Revolução Industrial, ou seja, uma grande mudança de hábitos das populações, em virtude dessa explosão fabril. Uma das conseqüências deste fato, foi um verdadeiro êxodo da população rural para as grandes cidades, em busca de melhores condições de vida, o que nem sempre acontecia, porque a oferta da mão de obra passou ser maior que a procura.

Condoído dessa situação e dos jovens que vagavam pelas ruas sem trabalho, entregando-se à delinqüência, um homem rico e de visão esclarecida pensou em amenizar o problema criando uma escola para crianças e adolescentes, dando-lhes instrução secular e religiosa. Com esta finalidade abriu em sua casa uma classe que funcionava aos sábados e domingos. Com o passar do tempo e o estabelecimento de escolas diárias, esta escola e as que se seguiram a ela, passaram a funcionar somente aos domingos, ministrando educação religiosa.

Isto aconteceu em Gloucester, Inglaterra, em 1780, e o cristão dedicado e empreendedor que mencionamos acima foi Robert Raikes. Antes dele, no século XVII, Joseph Alleine, o Puritano, fundou também uma escola dominical, na Inglaterra, e John Wesley, no início do século XVIII, teve a mesma iniciativa em Savanah, Estados Unidos. Contudo, estes empreendimentos, embora muito louváveis, não contaram com a energia e a administração que a marca da personalidade de Robert Raikes imprimiu às escolas que estabeleceu. Portanto, Robert Raikes é considerado o fundador das escolas dominicais.

Este trabalho maravilhoso, abençoado por Deus, difundiu-se pelo mundo todo. A Escola Dominical da IPVM, conta com mais de cinqüenta professores, e uma freqüência de alunos que oscila entre 400 a 500, cada domingo, distribuídos entre seis classes infantis, três de adolescentes, duas de jovens e cinco de adultos. Os professores da Escola Dominical, que hoje reverenciamos, provavelmente nem têm a idéia de quanto sua dedicação tem sido uma bênção na semeadura da Palavra Divina.

Marila Borges Kerr

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.