PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de julho de 2005

PRESBÍTEROS SÃO PASTORES!

ANO LXIII - Domingo, 31 de julho de 2005 - No 3118

PRESBÍTEROS SÃO PASTORES!

Talvez você estranhe a ênfase dada ao termo "pastor" ao longo deste estudo. Além de ser uma palavra apropriada, ela define muito bem qual é, de fato, o ofício do presbítero - o ministério do pastoreio. O trabalho dos presbíteros nada mais é do que o cuidado pastoral do rebanho de Deus.

Você pode perguntar: "Mas o cuidado pastoral é trabalho do pastor titular, não é mesmo? Afinal de contas ele é chamado de 'Pastor'. É ele quem tem o preparo, bem como a experiência e recebe um salário para desempenhar o seu trabalho. Presbíteros são leigos ocupados, homens que têm um emprego de tempo integral e muitas outras responsabilidades.

Sem dúvida alguma o pastor titular deve se ocupar com o rebanho, alimentando-o e cuidando de suas necessidades como representante do Bom Pastor. Mas será que cabe só a ele (ou no caso de uma equipe pastoral, "a eles") - "o profissional" assalariado - a tarefa de pastorear o rebanho?

A resposta da Bíblia é "não"! De acordo com as Escrituras os presbíteros são tão pastores da igreja quanto qualquer pastor que tenha recebido treinamento e seja pago para exercer essa função.

Presbíteros são pastores, não administradores. Sua função é cuidar do rebanho do Bom Pastor, não simplesmente "administrar os negócios" de uma instituição corporativa. Na conhecida passagem de Atos 20:17-38 encontramos as palavras de despedida de Paulo aos presbíteros de Éfeso, que ele havia reunido para dar as últimas instruções (vs. 13ss). Nesse texto importante, Paulo emprega diversas palavras para descrever os homens aos quais ele se dirige:

  • No versículo 17 refere-se a eles como "presbíteros"(usando a palavra grega "presbyteros", de onde vem a palavra em português "presbítero" e "presbiteriano")
  • No versículo 28 ele os chama de "bispos" (da palavra grega "episcopos", radical do termo "episcopal", em português "bispo").
  • Ainda no versículo 28 ele os chama de "pastores" (a palavra grega é "poimein", termo usado para o "pastor de ovelhas" ou "quem cuida do rebanho").

Ao comemorarmos amanhã o "Dia do Presbítero", desejamos que Deus desperte em seus corações uma ampla compreensão bíblica da dimensão pastoral do presbiterato.

(Extraído e adaptado de "Coração de Pastor", John Sittema)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.