PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de julho de 2005

HOJE É O D. N. A.: "DIA NACIONAL DOS ADOLESCENTES"

ANO LXIII - Domingo, 24 de julho de 2005 - No 3117

HOJE É O D. N. A.: "DIA NACIONAL DOS ADOLESCENTES"

Não há epoca da vida tão rica e tão empolgante quanto a adolescência! Pensemos um pouquinho sobre o que acontece com as pessoas durante estes "anos rebeldes"! Primeiro, ocorrem as mudanças físicas: crescimento acelerado, principalmente dos membros inferiores; pêlos surgem pelo corpo, "espinhas" brotam pela pele, as meninas começam a ganhar formas arredondadas, os meninos percebem sua voz engrossando... ambos sentem as transformações hormonais que levam ao despertar da sexualidade. Segundo, acompanhando as primeiras, vêm as mudanças sociais: agora, os indivíduos do sexo oposto não são mais vistos com repulsa; pelo contrário, sua presença é desejada e "paquerada"; a "turma" passa a ter uma importância central, tão forte quanto a da família; por fim, altera-se também o "status" da pessoa: agora, ela deve começar a preocupar-se com as coisas do mundo adulto, como por exemplo, o encaminhamento profissional, personificado, via de regra, na figura do terrível vestibular; contudo, não há o desejo de se abandonar, de uma vez por todas, aquelas coisas típicas e tão queridas da infância!

Mudanças acontecendo de forma tão abrupta tornam esta fase, ao mesmo tempo, encantadora e assustadora, vibrante e frustrante, magnifica e decepcionante. Não é de se admirar que o adolescente, muitas vezes, se torne rebelde! Sem dúvida, uma estrutura familiar equilibrada e centrada na Palavra de Deus facilita a transição.

Infelizmente, o "presente século" tem destruído grande parte do encanto desta idade exubertante. A ilusão das drogas e da sexualidade sem compromisso tem tolhido a vida de inúmeros jovens ainda na faixa dos "teens". A relativização dos valores morais e espirituais do século 21 atropela os planos de vida de nossos jovens! Quantas garotinhas vêem o sonho de um lindo baile de debutantes ser frustado por um filho não planejado, no país que é o campeão mundial de gravidez na adolescência! Quantos meninos, que sonhavam em ser médicos ou atletas, assistem a destruição do seu corpo pela droga ou pela AIDS. A Igreja do Senhor Jesus tem o compromisso de denunciar e transformar esta realidade!

Em uma época como esta, mais do que nunca, vale a advertência da Palavra de Deus: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra". Sl 119.9.

Em nome da IPVM, saudamos todos os nossos queridos adolescentes! Que Deus preserve a todos em seus caminhos, abundantes na obra do Senhor! Que vocês continuem a ser exemplos e luzeiros neste mundo tenebroso, ainda que isso implique em "remar contra a maré"!

Renata A. Z. Manço, psicóloga

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.