PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de julho de 2005

NOVE DE JULHO - DIA DO DIÁCONO

ANO LXIII - Domingo, 10 de julho de 2005 - No 3115

Nove de Julho - Dia do Diácono

No calendário eclesiástico da Igreja Presbiteriana do Brasil, 9 de julho é o Dia do Diácono. Essa data foi escolhida por ser aniversário da ordenação dos primeiros diáconos presbiterianos no Brasil. A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, reunida no dia 02 de abril de 1866, elegeu os primeiros oficiais daquela igreja, onde os diáconos eleitos foram devidamente instruídos e ordenados no dia 9 de julho do mesmo ano.O diaconato nasceu muito cedo na igreja cristã. Em Atos 6:1-7 encontramos o registro da escolha de "sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria" que se encarregaram de "servir às mesas". Tradicionalmente entende-se que esse é o registro da instituição do diaconato, embora nesse texto esses homens não recebam tal título.

O ministério do diácono é a mão da igreja estendida para ajudar os necessitados, tornando palpável a misericórdia e a justiça de Deus. Ele é o instrumento que Deus usa para, através da igreja, discernir e suprir as necessidades dos carentes, especialmente dos "da família da fé" (Gl 6:10). Através dele, o Senhor socorre, supre as necessidades, fortalece e tranquiliza os servos. A obra salvadora de Jesus Cristo visa ao homem como um todo: corpo e alma. Isso fica claro na pregação que nosso Senhor fez na sinagoga de Nazaré. Ele leu o texto que diz: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor."(Lc 4:18-19). Dessa forma, pode-se entender que os diáconos são os ministros que cuidam do suprimento das necessidades materiais dos crentes e, dentro das possibilidades da igreja, dos não-crentes.

Uma outra tarefa dos diáconos é cuidar da ordem, no templo e seus arredores, durante os cultos, para garantir a tranqüilidade daqueles que querem cultuar o Senhor em espírito e verdade.
A nossa Igreja conta hoje com 28 diáconos, sendo que a cada domingo sete são escalados para zelar pela ordem do serviço divino, ação essa que é a mais visível para o povo de Deus. A Junta Diaconal, contudo, também serve ao Senhor através do atendimento de irmãos na fé que estão passando dificuldades em função de enfermidade, desemprego ou mesmo problemas familiares, que podem envolver ajuda financeira ou não. A Junta Diaconal, em seus atendimentos e visitas, procura ajudar a solucionar problemas e dificuldades de forma definitiva, sabendo que a ajuda financeira, algumas vezes realmente necessária, nem sempre é a única solução para os casos acompanhados. A Junta Diaconal tem crescido espiritualmente neste ministério, pois as decisões ocorrem após muita oração na busca da Sabedoria Divina para que os recursos que são confiados sejam utilizados com muito zelo para engrandecimento do nome do Nosso Deus.

Como podemos ver em 1 Timóteo 3.13, para todos aqueles que desempenham este ministério visando a glória de Deus, o diaconato é recompensador: "Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus".

Diác. Vagner Andrade

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.